Cristina Fernandes em dose tripla

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

 
Cristina Fernandes não ganhou o Chefe Cozinheiro do Ano 2020 — o título foi para Tony Martins — mas a cozinheira do restaurante Sála conquistou o segundo lugar na competição e ainda dois prémios – criatividade Helmut Ziebell e Melhor Harmonização com cerveja Estrella Damm.  

Depois de ouvir o seu nome por diversas vezes durante a entrega de prémios, era-lhe impossível conter o sorriso, atrás da máscara. No final da cerimónia do Chefe Cozinheiro do Ano 2020, o primeiro lugar não lhe pertencia, no entanto, Cristina estava visivelmente satisfeita com a sua prestação na competição e distribuía abraços por amigos e apoiantes. 

Ao longo do último ano, a cozinheira conta que trabalhou com a finalidade de melhorar o seu menu, sobretudo durante os vários confinamentos. “O meu objetivo era contar uma história, a minha, e apresentar a minha forma de cozinhar e penso que isso foi conseguido. Passar por esta experiência, fazer este caminho e crescer com ele era o que me interessava mais”, afirma. 

Formada em Gestão e Produção de Cozinha pela Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa e com experiências profissionais em Lisboa, Estónia e França, Cristina Fernandes conquistou o Prémio Inovação Helmut Ziebell, com a sua sopa de Funcho, gaiado e bolo do caco — uma criação que tem como inspiração a sua terra natal, a Madeira. 

“O prato da Cristina tinha inovação mas sobretudo tinha técnica, mantinha a essência da cozinha e das bases que o chefe Ziebell tanto valoriza”, comenta o chefe António Bóia, presidente do júri. Apesar de não ter marcado presença na final, Helmut Ziebell é júri do Chefe Cozinheiro do Ano desde a sua segunda edição, em 1991. 

Cristina Fernandes conquistou ainda o Prémio Especial Melhor Harmonização com Cerveja Estrella Damm com o seu prato de carne composto por Leitão, vegetais e trigo. A atribuição reuniu consenso entre o júri especializado, constituído por André Magalhães, Luís Antunes e Duarte Calvão. 

Edições do Gosto

Newsletter EG

Faça parte da comunidade gastronómica.

Junte-se à Comunidade Gastronómica EG

* obrigatorio