Durante o primeiro confinamento fruto da pandemia, dois jovens cozinheiros de formação, André Toscano (ex-Chiltern Firehouse, Taberna do Mercado e Fogo) e Joana Guimarães (ex-Esporão, Taberna Fina e Jordnaer), dedicaram-se a fazer pão de fermentação lenta, a partir de massa mãe e com farinhas de moleiro produzidas na região do Oeste — onde moram — e a partilhar o resultado com família e amigos.
O que começou por ser uma forma de tornar um confinamento forçado mais proveitoso resultou num início de um negócio próprio. É que com o positivo feedback recebido, o casal rapidamente percebeu que ali poderia haver futuro e começou a investir em receitas, a fazer testes e a comprar materiais para produzir mais quantidade. Entre maio de 2020 e junho de 2021, altura em que abriram na Ericeira, a loja física da padaria T3rço do Meio — assim se chama a marca — trabalharam exclusivamente por encomenda com entregas feitas pelos próprios.
Rústico saloio, aveia fermentada, espelta biológica integral e nove cereais são apenas alguns dos tipos de pães produzidos por André e Joana na altura e agora replicados na sua loja. Bem como, outras iguarias de pastelaria, com recurso a uso de produtos da estação e da região, do qual se destacam a tarte de pera e pão com caramelo salgado, a tartelete de figos e lemon grass com amêndoas torradas e o bolo de chocolate negro e beterraba com pickle de cerejas biológicas e iogurte de zimbro.
Num futuro próximo, é quase certo que a cozinha volte a fazer parte do dia-a-dia deste casal, com criações dessa natureza a serem inseridas na carta do Terço do Meio.
Mais informações aqui.