Deliverect quer ser o futuro da restauração digital

Receber automaticamente todas as encomendas de distintas plataformas de delivery diretamente num só ponto é a mais-valia da Deliverect, plataforma criada em 2018, com sede na Bélgica, por quatro especialistas em tecnologia. Em apenas três anos, tornou-se numa empresa-unicórnio. Falámos com José Peres, responsável pelo mercado português da Deliverect, para saber mais sobre este projeto.

Como surgiu a ideia para a Deliverect?

Nascido da junção de “Delivery” e “Connect”, a Deliverect é uma plataforma SaaS (Software as Service) que simplifica e optimiza a gestão de encomendas online. Foi criada em 2018 por 4 co-fundadores especializados no mundo da tecnologia e das encomendas online: Zhong Xu (CEO), Jelte Vrijhoef (CIO), Jan Hollez (CTO) e Jérôme Laredo (CRO). Posicionamo-nos como líder e benchmark na optimização da gestão de encomendas online.

Graças ao nosso software inovador, os restaurantes recebem automaticamente todas as encomendas de diferentes plataformas, directamente no seu POS e impressora de cozinha. O nosso projecto atraiu o interesse de investidores e tornámo-nos numa empresa-unicórnio apenas três anos após o nosso lançamento. Atualmente, somos parceiros com mais de 400 empresas de tecnologia alimentar e apoiamos mais de 25.000 estabelecimentos em 40 países. 

Quais as mais-valias da utilização da Deliverect para a restauração?

A Deliverect é uma solução que integra todos os pedidos dos canais online (UberEats, Glovo, Bolt Food, etc) diretamente no Ponto de Venda (POS, Sistema de Faturação). As mais-valias da Deliverect para a restauração refletem-se em três benefícios associados à gestão de plataformas online: O primeiro é a diminuição do número de erros devido a operações manuais. O segundo é a redução real do tempo de entrega. Com a Deliverect a gerir todas as vendas online, os prazos de entrega tornam-se 48% mais rápidos. A nossa solução Dispatch permite que o restaurador tenha mais controlo sobre o processo de entrega, gerindo todo o seu serviço de delievery através das suas próprias redes e aumentar a satisfação do cliente. O terceiro é a gestão dos tablets (3, 4 ou 5). O que fazemos é integrar todas as plataformas de encomendas online directamente no sistema de faturação do restaurante e otimizar o seu fluxo de encomendas, poupando tempo, trabalho e chatices desnecessárias, aumentando a margem de lucro para 25%.

Com quantos restaurantes trabalham atualmente em Portugal?

Operamos atualmente em cerca de 160 estabelecimentos e pretendemos ter 1500 até ao final de 2023.

Com o crescente uso das plataformas de delivery, pode dizer-se que a pandemia acelerou o vosso negócio?

Ainda que a pandemia tenha acelerado o processo, a verdade é que nós já estávamos a crescer. Em 2019 estávamos com um crescimento de quase 400% anualmente. Durante a pandemia mantivemos estes valores.

A pandemia obrigou à digitalização dos restaurantes, isso obviamente fez com que cada vez mais estabelecimentos começassem a trabalhar com plataformas de delivery. Deste ponto de vista, foi positivo para o nosso negócio. Do outro lado, tal como em muitos outras áreas a pandemia congelou muitas negociações. Isto significa que houve muitos processos de vendas que foram adiados por falta de investimento, por adiamento no processo de decisão, etc.

Acredita que mais projetos como este poderão ser o futuro do mundo do trabalho em restauração? 

Não há dúvida de que o futuro da indústria da restauração está no uso de novas tecnologias. O nosso objetivo como Deliverect é ser a base tecnológica de toda a indústria da restauração. Não ser “apenas” um integrador, mas dar todas as ferramentas para que o sucesso dos restauradores seja garantido a trabalhar connosco. Desta maneira, consigo dizer que a Deliverect com a equipa que tem por trás tem tudo para ser o futuro do mundo do trabalho da restauração. Quanto a outros projetos, não tenho essa visibilidade, mas sei que nós estamos preparados e somos o futuro da restauração digital.

Que novidades têm planeadas para um futuro próximo?

A nível global, temos novidades quase numa base semanal. Produtos add-on como o nosso Pick-up Screen ou Pick-up QR Code permitem que os estafetas quando vêm recolher os pedidos ao restaurante, não necessitem de entrar a perguntar como está o seu pedido. Escaneando um QR Code ou vendo num ecrã que estará na porta do restaurante, faz com que o processo de recolha seja muito mais rápido; o KDS, Kitchen Display Screen, um ecrã que substituirá os tickets, onde os pedidos irão automaticamente a um ecrã na cozinha e poderão ver todo o detalhe do pedido sem necessidade de papel. Entre outros, a nossa equipa de developers está 100% focada em criar novos produtos, add-ons e a melhorar o que já temos feito. 
Em Portugal, temos o foco de ser o maior player tal como somos noutros países e não posso estragar a surpresa, mas temos planos muito interessantes.

Mais informações aqui.

Foto: DR

Edições do Gosto

Newsletter EG

Faça parte da comunidade gastronómica.

Junte-se à Comunidade Gastronómica EG

* obrigatorio