Natural Carrazeda de Ansiães, Bragança, Micaela Costa, com 26 anos, é cozinheira no Six Senses Douro Valley, onde trabalha desde a altura em que frequentava o curso de gestão e produção de cozinha na Escola de Hotelaria e após um primeiro em gestão, restauração e bebidas.
Qual a melhor forma de aliviar o stress após uma semana de trabalho?
Sou uma pessoa bastante ativa e cheia de energia então para mim sem dúvida que no final de uma semana bastante movimentada e com muito trabalho, gosto de trocar para um ritmo bem mais “chill” e descontraído. Passear na natureza e fazer um jantar para amigos são coisas que sem dúvidas me ajudam a recarregar energias.
O que fazes para descontrair e motivar a tua equipa?
É verdade que na nossa profissão a pressão e o stress estão sempre em níveis bastante elevados e, por vezes, o facto de partilharmos o mesmo espaço tantas horas com as mesmas pessoas torna-se sufocante e monótono. Pessoalmente, sou uma pessoa bastante divertida e constantemente brinco com os meus colegas, sempre com conta, peso e medida. Ofereço ajuda e tento ter sempre uma palavra de apoio para todos e sem dúvida que isso ajuda a tornar os dias mais leves para todos.
Qual o teu guilty pleasure gastronómico depois de um serviço desafiante?
Depois de um serviço desafiante, sabe-me muito bem uma bifana e uma cerveja bem fresca e por norma partilhada com os meus colegas de serviço. Essa é uma altura em que aproveitamos para perceber os pontos que podemos melhorar e rir um pouco com os nosso momentos de “lodo”.
Foto: Theo Gould