Artur Gomes é o vencedor mundial de prémio que reconhece a sustentabilidade no prato

Artur Gomes foi reconhecido com o prémio S.Pellegrino Social Responsibility Award, com o seu prato “Aipo Vale das Lobas”. A distinção acontece após a participação do português na edição deste ano do concurso S.Pellegrino Young Chef Academy Competition, direcionado a jovens cozinheiros.

Segundo a organização, o prémio atribuído pela Sustainable Restaurant Association, é “concedido ao chefe cujo prato melhor traduza o princípio de que a comida sabe melhor quando resulta de práticas socialmente responsáveis, veiculando uma mensagem de sustentabilidade”.

O prato de Artur, “Aipo Vale das Lobas”, conta com três produtos base: o aipo, a trufa negra e as nozes, todos provenientes do território que dá nome à criação do chefe, Vale das Lobas, em Fornos de Algodres, Guarda.

Sobre a consagração, afirma: “É uma honra e um orgulho enorme! Honra por termos conseguido levar o nome de Portugal à final mundial e já ter garantido a vinda deste prémio para o nosso país, sendo uma estreia em ambos os sentidos. E um orgulho por ter tido a oportunidade de mostrar o meu trabalho, a minha forma de pensar e a minha ambição de tornar o fine dining numa indústria sustentável do ponto de vista ambiental, financeiro e social”.

De destacar que este se trata de um prémio especial e que o vencedor mundial da competição S.Pellegrino Young Chef Academy Competition será conhecido em Milão, dias 4 e 5 de outubro. A representar o nosso país estará Nélson Freitas, cozinheiro no restaurante lisboeta Fifty Seconds by Martín Berasategui (uma estrela Michelin) e vencedor da prova regional ibérica que aconteceu no final de 2022, em Barcelona, e onde Gomes também competiu.

Natural de Tavira, no Algarve, Artur Gomes, com 30 anos, começou o seu percurso em restaurantes internacionais, como estagiário, no El Celler de Can Toca, Relae e Noma. Na volta a Portugal, fez parte da equipa dos restaurantes Vistas, Erva e Vale das Lobas, onde exerceu o cargo de chefe executivo. Desde 2022, é chefe consultor na Nestlé.

PUB

Edições do Gosto

Newsletter EG

Faça parte da comunidade gastronómica.

Junte-se à Comunidade Gastronómica EG

* indicates required
Área de profissão *