Pedro Duarte é o Bartender do Ano

Pedro Duarte do Wine & Books Hotels Porto é o Bartender do Ano 2023. Aos 30 anos de idade, Pedro Duarte, natural de Vila Nova de Gaia, vence o mais prestigiado concurso de bar em Portugal, cuja final decorreu no Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras.

Pedro Duarte consagrou-se Bartender do Ano 2023 numa final que contou com a concorrência de André Costa (Four Seasons Ritz Lisbon), Bruno Fernandes (Bistro 100 Maneiras, Lisboa), Luís Costa (Torto, Porto), Tiago Santos (Bairro Alto Hotel, Lisboa) e Vivaldo Queirós (Varandas Cocktail & Wine Bar, Faro). De destacar o 2º lugar de Luís Costa e o 3º lugar de André Costa.

Numa final muito disputada e perante o entusiasmo do público presente, Pedro Duarte apresentou ao júri três das suas criações: “Perfect Serve de Villa Oeiras Superior 15 Anos” harmonizado com um macaron de abóbora e beterraba, “Cracavellos” (Cocktail Villa Oeiras) e “Desobediência Artística” (Cocktail Artístico).

Após a vitória, um emocionado o vencedor comentou: “Ganhar o Bartender do Ano significa muito para mim. É a concretização de um objetivo pessoal. Uma competição que tem uma tradição de vencedores únicos e daqui para a frente só me resta valorizar este nome para que a indústria de bar continue a crescer.”

O júri presente na final foi constituído por Wilson Pires (Verso Cocktails e Presidente do Júri), Constança Cordeiro (Toca da Raposa e Uni), Fernão Gonçalves (Plateform) e Marcella Ghirelli (Cella). Foram ainda convidados a avaliar a prestação dos finalistas, Noah Zagalo, artista plástico responsável pela criação do troféu e Alexandre Lisboa, coordenador técnico do projeto da Vinha e do Vinho de Carcavelos Villa Oeiras.

Desde 2014, a iniciativa celebra a coquetelaria portuguesa e contribui ativamente para a sinalização e valorização dos seus profissionais. Para além de uma saudável competição, assume-se como uma plataforma de aprendizagem e de desenvolvimento para que os profissionais de bar possam aprender, partilhar e evoluir. Os concorrentes têm no concurso uma oportunidade de demonstrar as suas competências junto dos seus pares, naquele que pode significar um ponto de viragem no seu percurso profissional. Anteriores vencedores como Wilson Pires, Carlos Santiago, Jaime Montgomery, Daniel Carvalho e Luís António viram as suas carreiras impulsionadas pela conquista do título de Bartender do Ano.

A organização da presente edição cabe à The Bottle Affair, uma parceria Edições do Gosto.

Foto: Humberto Mouco

PUB

Edições do Gosto

Newsletter EG

Faça parte da comunidade gastronómica.

Junte-se à Comunidade Gastronómica EG

* indicates required
Área de profissão *