Websérie Negócios Temperados com Paixão: Pastelaria Afonso

“Negócios Temperados com Paixão” é uma websérie da makro Portugal, que tem como protagonistas histórias de famílias da restauração que, de geração em geração, mantêm o sucesso e o legado familiar. O segundo episódio, disponível no canal de Youtube da marca, retrata a história da família Cavaleiro, dententora das Pastelarias Afonso, em Tentúgal.

Especialmente criada pela empresa, todos os episódios assumem como protagonistas alguns dos seus clientes mais icónicos no setor da gastronomia. Negócios e histórias de famílias que, de geração em geração, mantêm o sucesso e o legado familiar, são-nos apresentados nestes episódios como testemunhos de dedicação, adaptação e resiliência.

No alto dos seus 81 anos, Natália Cavaleiro, pasteleira de mão cheia, já sabe de cor o esticar e o amassar do Pastel de Tentúgal. Desde meados dos anos 50 que se dedica diariamente à feitura deste doce nas Pastelarias Afonso, casa aberta por si em conjunto com o marido no ano de 1970.

Natália aprendeu a arte de “armar” pastéis aos 12 anos com as pasteleiras que continuaram a tradição do Pastel de Tentúgal depois da receita ter saído do Convento. Com o tempo, especializou-se nesta obra-prima da pastelaria conventual portuguesa criada pelas freiras carmelitas do Carmelo de Tentúgal.

A forma particular de estender e esticar a massa faz com que a sua arte seja ainda mais apreciada nos dias de hoje, tornando as Pastelarias Afonso num local de destino único.

Hoje, as filhas Margarida e Olga Cavaleiro dão continuidade ao negócio familiar respeitando a tradição e acrescentando inovação, sobretudo nas matérias-primas e na gestão. O orgulho do percurso dos pais oferece-lhes o combustível necessário para continuar os desafios do negócio. “Nós somos uma família que para além do negócio temos um bem maior que é o Pastel de Tentúgal”, refere Olga, consciente da missão que tem entre mãos de continuar um legado que vai além dos laços familiares.

PUB

Edições do Gosto

Newsletter EG

Faça parte da comunidade gastronómica.

Junte-se à Comunidade Gastronómica EG

* indicates required
Área de profissão *