Websérie Negócios Temperados com Paixão: Porinhos

“Negócios Temperados com Paixão” é uma websérie da makro Portugal, que tem como protagonistas histórias de famílias da restauração que, de geração em geração, mantêm o sucesso e o legado familiar. O terceiro episódio, disponível no canal de Youtube da marca, retrata a história da família Novais Pereira, detentora do restaurante Porinhos, em Fafe.

Especialmente criada pela empresa, todos os episódios assumem como protagonistas alguns dos seus clientes mais icónicos no setor da gastronomia. Negócios e histórias de famílias que, de geração em geração, mantêm o sucesso e o legado familiar, são-nos apresentados nestes episódios como testemunhos de dedicação, adaptação e resiliência.

A família Novais Santos tem um longo historial ligado à restauração. Albertina Novais cresceu dentro do restaurante dos pais – o Novais, em Guimarães. Uma das suas primeiras memórias de infância é precisamente dentro do restaurante a ajudar a mãe. Mais tarde, acabou por fixar-se na cozinha e por lá ficou durante duas décadas até conhecer o marido, Joaquim Pereira, e abrir um negócio próprio, em Fafe.

O Porinhos nasce em 1992 e no início era um espaço informal com algumas refeições do dia e petiscos. Mais tarde, transformou-se no restaurante que conhecemos hoje, uma casa de comida regional e local. Joaquim recorda que os primeiros tempos não foram fáceis. “Foi tudo muito a pulso, ninguém nos deu nada.” Perante as dificuldade ultrapassadas, garante que hoje em dia sente-se “realizado”. Para si, a restauração é uma paixão: “Afinal andamos aqui todos a servir-nos todos uns aos outros.”

O filho do casal, Diogo, recorda com emoção os tempos passados enquanto criança no restaurante dos avós e depois no dos pais. Também para ele, a restauração foi uma paixão crescente. Quando decidiu seguir o passos da mãe e ser cozinheiro, não foi uma surpresa. Os pais incentivaram-no a estudar e assim foi.

Depois de passar por restaurantes a norte como o DOP e o Oficina, teve uma experiência em Madrid e passou ainda por Lisboa, onde foi chefe executivo do My Story Hotels. Em 2022, decidiu regressar a casa para apostar no negócio familiar. O segredo de trabalhar com família? “O respeito que temos uns pelos outros”, comenta a matriaca que continua na cozinha, ao lado de Diogo, enquanto Joaquim é o homem forte da sala.

Desde então, Diogo fez obras no espaço, mais amplo. Na cozinha, acrescentou algumas melhorias técnicas, garantido que a base tradicional continua lá com os produtos mais frescos e da estação.

PUB

Edições do Gosto

Newsletter EG

Faça parte da comunidade gastronómica.

Junte-se à Comunidade Gastronómica EG

* indicates required
Área de profissão *