Websérie Negócios Temperados com Paixão: Adega de São Nicolau

“Negócios Temperados com Paixão” é uma websérie da makro Portugal, que tem como protagonistas histórias de famílias da restauração que, de geração em geração, mantêm o sucesso e o legado familiar. O quinto episódio retrata a história da família Coelho, detentora de três restaurantes no Porto. O episódio já está disponível no canal de Youtube da Makro Portugal.

Especialmente criada pela empresa, todos os episódios assumem como protagonistas alguns dos seus clientes mais icónicos no setor da gastronomia. Negócios e histórias de famílias que, de geração em geração, mantêm o sucesso e o legado familiar, são-nos apresentados nestes episódios como testemunhos de dedicação, adaptação e resiliência.

António Coelho era um ícone da restauração portuense. Nasceu em Resende, Viseu, e chegou ao Porto com oito anos para ir viver com um familiar. Trabalhou em pastelarias e restaurantes, onde foi ajudante de cozinha até ao dia em que teve de fazer o lugar do cozinheiro. Deixou-se ficar até surgir a oportunidade de trespasse da Adega de São Nicolau, uma típica casa de pasto fundada em 1930, na baixa da cidade. É então que em meados da década de 90, transformou esse espaço num ponto de referência quanto à gastronomia tradicional diz respeito.

A filha, Renata Coelho, cresceu dentro do restaurante e quando chegou o momento, seguiu outro caminho, o do serviço social. Anos depois, o pai precisou dela e ela foi. Em 2013 juntou-se a António e, até à data da sua morte, em 2017, formaram uma dupla de sucesso com a abertura de mais dois espaços: Taberna dos Mercados e Restaurante Terreiro.

Os desafios após o desaparecimento do pai foram muitos mas Renata mostrou-se resiliente e com coragem de honrar o caminho já trilhado, ao mesmo tempo que, foi construído o seu. “A tendência é sempre comprar. É dizer que eu herdei, que não trabalhei para isto e que recebi tudo já feito. Não é verdade, eu construí isto também. Eu estou aqui, o meu trabalho está aqui”, conta a dada altura no documentário já disponível para ver, aqui.

Edições do Gosto

Newsletter EG

Faça parte da comunidade gastronómica.

Junte-se à Comunidade Gastronómica EG

* indicates required
Área de profissão *