Hugo Rocha vence a primeira etapa regional do Chefe Cozinheiro do Ano 2021

Hugo Rocha, do restaurante Real by Casa da Calçada, no Porto, venceu a primeira etapa regional (Norte) do CCA.

Hugo Rocha, do restaurante Real by Casa da Calçada, no Porto, venceu a primeira etapa regional (Norte) da 32ª edição da competição Chefe Cozinheiro do Ano 2021, que decorreu hoje, dia 28 de Setembro na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.

O vencedor apresentou um menu completo composto por ‘Arjamolho – barriga de atum, tomate coração de boi, ouriço do mar’ (Sopa), ‘Bacalhau à Gomes de Sá – bochechas de bacalhau, gema curada, ceboletes’ (Prato de Peixe), ‘Arroz de pato à Lafões’ (Prato Tradicional de Carne) e ‘Tarte de maçã – Maçã de Armamar, amêndoa, queijo de cabra’ (Sobremesa).

“Sinto-me extremamente feliz. Agora é treinar, treinar, treinar. Trabalhei com cozinheiros do ano muito talentosos como os chefes Tiago Bonito e Vítor Matos e gostava de pertencer à classe.”, afirmou o vencedor.

Em 2º e 3º lugar ficaram, respectivamente, Hugo Alves, do Pedro Lemos e Carlos Torres, do ÉleBê Restaurantes.

Durante o dia, foi possível acompanhar a prova com transmissões em direto da página do concurso com entrevistas a concorrentes e membros do júri. Ao mesmo tempo, realizou-se a primeira conferência do ciclo “A Gastronomia em 2030” com os painéis Tecnologia, Identidade e Pessoas.

O primeiro painel, moderado por Ângela Leal da Sara HACCP, juntou Pedro Horigoshi da Dinee, João Gaspar da Fast-MP e João Vidotti da Syncar Autonomus.

Seguiu-se o painel Identidade, moderado pelo chefe João D’Eça Lima do restaurante Xisto que deu palco a Margarida Bessa Rego, do Restaurante Os Lusíadas e Miguel Cizeron, do restaurante Cize.

Catarina Amado, jornalista da INTER Magazine encerrou a conferência com uma entrevista a Sara Sá, do Manna Porto.

Com diferentes convidados, os próximos seminários terão lugar nas mesmas datas das etapas regionais Centro, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa e Sul/Ilhas, na Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, a acontecer dias 12 e 26 de outubro, respetivamente.

Após as três etapas, ficaremos a conhecer os seis finalistas que irão disputar a final nacional em data e local a confirmar.

O concurso Chefe Cozinheiro do Ano 2021 tem como Patrocinadores Principais a Makro, Seafood From Norway, NX Hotelaria e ICEL. Os Patrocinadores são a Bom Sucesso, a LAVA e a Estrella Damm. Os Parceiros são a Rational e a Bonduelle Food Service. Conta com o Apoio das Escolas do Turismo de Portugal, ACPP, Prochef, Chaîne des Rotisseurs, Rede-T e SARA – HACCP Digital. Tem a organização da INTER Magazine.

Chefe Cozinheiro do Ano