O concurso Chefe Cozinheiro do Ano, o maior e mais antigo concurso de cozinha profissional em Portugal, anunciou os 6 concorrentes que vão disputar a Final Nacional, que vai decorrer no dia 30 de Novembro, na Baron’s Hall na Real Companhia Velha, em Gaia.
Durante o mês de Setembro e Outubro decorreram as três Etapas Regionais, que tiveram lugar no Porto, Lisboa e Portalegre em que estiveram presentes os 18 concorrentes apurados.
Após as pontuações atribuídas pelo júri presidido pelo Chefe António Bóia, foram apurados os 6 concorrentes mais bem classificados no conjunto das Etapas Regionais.
Vão assim disputar a Final Nacional:
André Cameirão do Azor Hotel Ponta Delgada, São Miguel
Hugo Rocha do Restaurante Real by Casa da Calçada, Porto
Rogério Barbosa do Hotel Prazer da Natureza Resort & Spa, Viana do Castelo
Hugo Alves do Restaurante Pedro Lemos, Porto
Carlos Torres dos Elêbe Restaurantes
Miguel Silva do Palácio do Bussaco, Aveiro
Suplentes:
Francisco Igrejas – Eneko Lisboa
Ilídio Simões – Restaurante Sete
A Final Nacional será um evento gratuito aberto ao público, onde poderá ser visto in loco a derradeira prova de cozinha dos 6 concorrentes, com a duração de 5 horas e 20 minutos. Cada concorrente vai apresentar o seu menu completo composto por Sopa, Prato de Bacalhau, Prato Tradicional de Carne e Sobremesa.
Durante o dia acontecerá também o Fórum Pensar Cozinha, cujo programa será divulgado em breve.
O concurso Chefe Cozinheiro do Ano 2021 tem como Patrocinadores Principais a Makro, Seafood From Norway, NX Hotelaria e ICEL. Os Patrocinadores são a Bom Sucesso, a LAVA e a Estrella Damm. Os Parceiros são a Rational e a Bonduelle Food Service. Conta com o Apoio das Escolas do Turismo de Portugal, ACPP, Prochef, Chaîne des Rotisseurs, Rede-T e SARA – HACCP Digital. Tem a organização da INTER Magazine e das Edições do Gosto.