Porto acolhe 3ª etapa regional

O concurso Chefe Cozinheiro do Ano 2022, o maior e mais importante concurso de cozinha para profissionais, em Portugal, realiza a 3ª Etapa Regional, no dia 19 de maio, na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto. Esta é a última Etapa Regional do concurso e nela estarão presentes 6 concorrentes atribuídos à etapa do Norte e Centro. Em breve, serão anunciados os 6 finalistas que irão disputar a Final Nacional, a acontecer em Junho e no qual será conhecido o Chefe Cozinheiro do Ano 2022. 

A prova terá início pelas 8h e termina às 13h, estando a cerimónia de entrega de prémios marcada para as 14h30.  

A avaliar a prova estarão os chefes António Bóia, do JNcQUOI, em Lisboa, António Loureiro, do restaurante A Cozinha, em Guimarães e Tiago Bonito, da Casa da Calçada Relais & Château, em Amarante. 

De recordar que esta competição já distinguiu figuras de renome no panorama gastronómico nacional como Henrique Sá Pessoa (CCA 2005), João Rodrigues (CCA 2007), Tiago Bonito (CCA 2011), António Loureiro (CCA 2014), Luís Gaspar (CCA 2017). Em 2022 o Concurso Chefe Cozinheiro do Ano realiza a sua 33ª edição.  

Nesta etapa estarão a concurso seis dos dezoito apurados a nível nacional:  

– Ana Magalhães do Six Senses Douro Valley em Lamego 

– Carlos Torres dos Élebê Restaurantes 

– Helena Carvalho do Terminal 4450 em Leça da Palmeira 

– Helena Castro do Restaurante Antiqvvm, no Porto 

– Nelson Amorim do Six Senses Douro Valley em Lamego 

– Rogério Barbosa do Hotel Prazer da Natureza Resort & Spa em Caminha 

Nesta 33ª edição, os aspirantes a Chefe Cozinheiro do Ano 2022 terão de apresentar um menu completo que “defenda e preserve as raízes da gastronomia tradicional portuguesa, os produtos e matérias-primas de origem nacional”. Os menus são compostos por Entrada de Mar, Prato de Peixe: Bacalhau, Prato Tradicional de Carne em Tabuleiro e Sobremesa. 

  

Os Patrocinadores 

O concurso Chefe Cozinheiro do Ano 2022 tem como Patrocinadores Principais Makro, Bacalhau da Noruega, NX Hotelaria, ICEL e Estrella Damm. Os Patrocinadores são Bom Sucesso, LAVA, Costaverde e Esporão. Os Parceiros são a SARA – HACCP Digital, Prochef, Alug’Aqui, Rational e Bonduelle Food Service. Conta com o Apoio das Escolas do Turismo de Portugal, ACPP, Chaîne des Rotisseurs e Rede-T. Tem a organização da INTER Magazine e das Edições do Gosto.  

As distinções 

Além do título de Chefe Cozinheiro do Ano 2022, atribuído ao concorrente que obtiver maior pontuação na Final Nacional, serão também atribuídas as distinções Helmut Ziebell, designada ao prato e concorrente que reúna consenso no júri pela sua criatividade, o prémio Virgílio Nogueiro Gomes, atribuído ao prato que revele com maior evidência a evolução da Cozinha Portuguesa e o Prémio Sustentabilidade Makro, atribuído ao concorrente que revele maior atenção e compromisso com práticas de sustentabilidade durante a sua prova. Serão valorizados temas como a separação de resíduos, aproveitamento de recursos e minimização de desperdício alimentar.  

Chefe Cozinheiro do Ano