Ana Magalhães vence Chefe Cozinheiro do Ano 2022

Ana Magalhães, chefe de partida no Six Senses Douro Valley, em Lamego, sagrou-se hoje vencedora do Chefe Cozinheiro do Ano 2022. A Final Nacional da 33ª edição do maior concurso de cozinha profissional, aconteceu durante o dia de hoje, na Feira Internacional de Artesanato, na FIL, em Lisboa.

Para Ana Magalhães: “Foi uma vitória difícil e que resultou num desafio de superação pessoal e profissional. Era um objetivo que já tinha há alguns anos e que finalmente consegui alcançar. Depois de 23 anos, é uma mulher a ganhar esta competição, mostrando que também somos muito capazes. Estou muito orgulhosa do trabalho que fiz.”

O menu apresentado pela concorrente foi Escabeche de cavala com amêndoa e ervas (Entrada), Grão-de-bico com línguas de bacalhau (Prato de peixe), Cabrito assado com arroz de miúdos (Prato de carne) e Leite creme de alfazema, chocolate, mel e limão (Sobremesa).

Em 2º lugar ficou Fábio Santos do Restaurante Landeira, em Tomar e em 3º lugar ficou Nuno Dinis Ferreira do Bairro Alto Hotel, em Lisboa. Foi ainda entregue o Prémio Helmut Ziebell à sobremesa Melosa, Figueira e Laranja, da autoria de Manuel Pires, do Santa Maria Petisca Ria. O Prémio Virgílio Gomes foi entregue à sobremesa Leite creme de Alfazema, Chocolate, Mel e Limão.

Ana Magalhães tem 26 anos. É formada em Gestão e Produção de cozinha na Escola de Hotelaria e Turismo de Lamego, tendo iniciado o seu percurso profissional no Hotel Rural Quinta de Nossa Senhora do Carmo, passando depois pelo Hotel Vila Park e pelo Falésia Hotel. Em 2014, foi trabalhar para o The Yeatman. Em 2019, juntou-se à equipa do Hotel Six Senses Douro Valley, onde exerce o cargo de chefe de partida. O prémio Sustentabilidade Makro foi entregue também a Ana Magalhães.

Menus dos concorrentes

Ana Magalhães 

Entrada – Escabeche de cavala com amêndoa e ervas  
Prato de Peixe – Grão-de-bico com línguas de bacalhau 
Prato de Carne – Cabrito assado com arroz de miúdos  
Sobremesa – Leite creme de alfazema, chocolate, mel e limão 

Fábio Santos  
Entrada – Carabineiro, cremoso de Alcácer e ostra do Sado 
Prato de Peixe – Bacalhau confitado com massada de línguas e sames  
Prato de Carne – Cabrito assado à Ribatejana, esmagada de batata de rebolão e esparregado de grelos 
Sobremesa – Torta de laranja, queijo chévre da Maçussa e amêndoa  

Helena Castro 
Entrada – Ostra, funcho e vitela 
Prato de Peixe – Bacalhau, fígado de bacalhau fumado e alho-francês 
Prato de Carne – Pernil de porco, arroz e enchidos 
Sobremesa – Broa de Avintes e amêndoa 

Manuel Pires 
Entrada – Biqueirão, ostra e gamba da costa 
Prato de Peixe – Bacalhau, línguas e chícharos 
Prato de Carne – Coelho bravo, feijoca e segurelha 
Sobremesa – Melosa, figueira e laranja 

Nuno Dinis Ferreira 
Entrada – Pargo, bivalves e algas 
Prato de Peixe – Bacalhau, bochecha e nabiças 
Prato de Carne – Pá de borrego, miudezas e feijocas 
Sobremesa – Pêra, requeijão e tomilho 
 

Pedro Larcher 
Entrada – Ostras, textura de pepino e soja 
Prato de Peixe – Lombo de bacalhau, esmagada de bacalhau e salsa 
Prato de Carne – Vitela à moda de Lafões 
Sobremesa – Pêssego, lúcia-lima e chocolate branco 

O Júri 

A acompanhar a prova e na avaliação estiveram chefes de cozinha, de elevado reconhecimento e mérito profissional como António Bóia (Restaurante JNCQUOI), Louis Anjos (Restaurante Al Sud e CCA 2012), Paulo Pinto (Secretário-geral da ACPP), Rui Martins (Grupo Obba). Como júri observador, estave presente Hugo Alves, do Restaurante Norma e CCA 2021. 
 

Os Patrocinadores 

O concurso Chefe Cozinheiro do Ano 202 tem como Patrocinadores Principais Makro, Bacalhau da Noruega, NX Hotelaria, ICEL e Estrella Damm. Os Patrocinadores são Bom Sucesso, LAVA, Costaverde e Esporão. Os Parceiros são a SARA – HACCP Digital, Prochef, Alug’Aqui, Rational e Bonduelle Food Service. Conta com o Apoio das Escolas do Turismo de Portugal, ACPP, Chaîne des Rotisseurs e Rede-T. Tem a organização da INTER Magazine e das Edições do Gosto.  

Sobre as Edições do Gosto   

As Edições do Gosto dedicam a sua existência, desde 1989, à dignificação e elevação da gastronomia e restauração portuguesas. Com um património de mais de 30 anos, as Edições do Gosto são uma referência nacional na área da produção de eventos, publicações, promoção e comunicação para as áreas da gastronomia, alimentação e bebidas.  

O caminho foi feito com ações contínuas e relevantes na estruturação do sector e das suas profissões. Um importante contributo para a valorização de estudantes, jovens profissionais, os mais consolidados e mestres, em segmentos tão variados como a gestão da cozinha, pastelaria, sala, bar ou restaurante.  

As Edições do Gosto, no seu trabalho diário com a comunidade e o sector gastronómico, trabalham com convicção na construção de um mundo sustentável, com respeito pela identidade, sabor e humanismo.   

Saiba mais em www.egosto.pt   

Chefe Cozinheiro do Ano