#3 O Apoio

A pensar na saúde psicológica dos profissionais de restauração, idealizámos um programa que oferece um plano de 12 consultas gratuitas de psicologia a profissionais da restauração. Este número de consultas baseia-se na evidência científica em protocolos de intervenção desenhados para a maioria das perturbações psicológicas existentes.

Estas consultas decorrem presencialmente ou em videoconferência, dependendo do contexto e do local de residência. Através das técnicas aprendidas nas consultas irá criar uma mudança positiva no seu dia-a-dia, modificando o papel dos pensamentos e regulando as emoções que estão mais fora de controlo. Quando nem sempre é possível mudar o que o rodeia, o grande desafio é mudar a sua relação com o que o rodeia.

A inscrição para a habilitação das referidas consultas poderá ser feita diretamente no site da Oficina de Psicologia que será lida exclusivamente pelos psicólogos da Oficina de Psicologia que, estando ao abrigo deontológico de normas exigentes de confidencialidade e sigilo, não partilharão em caso algum o seu nome, pedido de contacto ou algum outro aspeto com a gestão do Compromisso Nós as Pessoas (nem com nenhuma outra pessoa ou entidade).

Informações sobre o programa e marcações de consulta:

Saiba que há um conjunto de linhas de apoio disponíveis a que pode recorrer e que em baixo listamos. No caso de sentir que a sua vida está em risco por favor contacte diretamente o 112.

 

SOS Voz Amiga

A SOS Voz Amiga é uma linha de apoio emocional que se disponibiliza a ajudar todos aqueles que se encontram em situações de sofrimento causadas pela solidão, ansiedade, depressão ou risco de suicídio.

Se precisa de alguém com quem falar ligue 213 544 545, 912 802 669 ou 963 524 660.

SNS24 – Aconselhamento psicológico

O serviço de aconselhamento psicológico está integrado na linha telefónica do SNS 24 e pretende dar apoio às preocupações e desafios psicológicos dos utentes e profissionais de saúde.

O número para onde deve ligar é o do SNS 24 – 808 242 424. Depois deve selecionar a opção 4 (aconselhamento psicológico).

Vozes Amigas de Esperança

A Vozes Amigas de Esperança é uma organização de voluntariado sem fins lucrativos que se dedica à promoção da saúde emocional e a apoiar pessoas que vivem em situação de crise emocional, fornecendo-lhe caminhos e ferramentas de felicidade e bem-estar.

Se precisa de alguém com quem falar ligue 222 030 707.

Voz de Apoio

A Voz de Apoio disponibiliza apoio emocional gratuito, de caráter pontual, anónimo e confidencial, sem julgamentos. Se sente preocupação com alguma coisa, não a guarde só para si.

Se precisa de alguém com quem falar ligue 225 506 070.

Linha de Apoio à Vítima

A APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima) tem como missão o apoio à vítima prestando-lhe serviços de qualidade e rege-se, entre outros, pelo princípio da não discriminação em função do género, raça ou etnia, religião, orientação sexual, idade, condição sócio económica, nível de escolaridade, ideologia ou outros.

Se precisar de ajuda ligue 116 006.

Telefone da Amizade

O apoio prestado pelo Telefone da Amizade inspira-se no modelo dos Samaritans, uma associação fundada em 1953 no Reino Unido por Chad Varah, com quem partilhamos os objetivos de apoio em situação de suicídio ou crise pessoal.

Se precisa de alguém com quem falar ligue 222 080 707.

Linha Vida SOS Droga – Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências

Apoio, aconselhamento e informação. Serviço anónimo, confidencial e gratuito.

Se precisa de ajuda ligue 1414.


Se sentir que a sua vida está em risco, ligue para o 112, a linha de emergência nacional.

A nível nacional e internacional há um conjunto de organizações dedicadas ao tema da saúde mental. Partilhamos os seus nomes, links e conteúdos mais relevantes, incluído artigos, vídeos, podcasts, eventos online e  workshops que o podem ajudar.

Programa Nacional de Saúde Mental – Direção Geral de Saúde

Uma das missões da Direção Geral de Saúde é assegurar a toda a população portuguesa o acesso a serviços habilitados a promover a sua saúde mental, prestar cuidados de qualidade e facilitar a reintegração e a recuperação das pessoas com doença mental.

Links úteis:

Saúde Mental – Direção Geral da Saúde

Contactos Cuidados de Saúde Primários

Cuidados da Saúde Mental – Vídeos

Webinars Saúde Mental

ManifestaMente

A ManifestaMente é uma iniciativa cidadã pela Saúde Mental empenhada em Falar, inspirando as pessoas a falar sobre saúde mental; Juntar, convocando não apenas técnicos de saúde mas toda a sociedade para a mesa de discussão sobre saúde mental; e Fazer, encontrando soluções criativas para melhorar a saúde mental de todos nós e encorajar outros a fazer o mesmo.

Links úteis:

Kit de Saúde Mental – Um mini-curso de 1h30 e gratuito, sobre saúde mental

Eu Sinto.me┃Ordem dos Psicólogos

Eu Sinto.me, desenvolvido pela Ordem dos Psicólogos, é um portal que reúne um conjunto de informação e recursos de qualidade sobre Saúde Psicológica e Bem-estar – baseados em evidências científicas da Psicologia, actualizados, fidedignos, gratuitos e acessíveis a todos.

Links úteis:

Saúde Psicológica no Trabalho
Covid-19 e Saúde Psicológica

Bárbara Guevara

Barbara é professora de meditação, psicoterapeuta e formadora de Mindfulness, certificada pelo Center for Mindfulness da Universidade de San Diego, na Califórnia. É também professora de Yoga e membro do Instituto Mindfulness, uma organização dedicada à investigação e formações baseadas no Mindfulness para organizações, para a educação e para a saúde e bem-estar.

Links úteis:

Consultas de Meditação e Yoga Online

Nós As Pessoas