Os 3 Pilares

Uma boa saúde psicológica é sinónimo de uma boa ligação ao mundo e aos outros. Quando nem sempre é possível que tal aconteça é plenamente viável criar um espaço para adotar novos modelos de comportamento e relacionamento e oferecer conteúdos, ideias e momentos a que se possa recorrer. Perante a vida intensa que um profissional ligado ao setor da restauração pode experienciar, a crise sanitária mais recente veio acrescer problemas já existentes e agravar outros anteriores, como a forte pressão psicológica, o excesso de horas de trabalho, a falta de tempo para a vida pessoal e familiar ou o ambiente de trabalho pouco saudável. Como forma de dar suporte aos profissionais do setor, surge o Compromisso Nós As Pessoas que conta com três pilares fortes de ação:

  1. Dar a conhecer as pessoas, desde cozinheiros a pasteleiros, empregados de mesa, distribuidores e produtores, a partir de uma série documental da autoria de Paulo Amado e dos videógrafos Fábio Silva e Frank Saalfeld, com fotografias de Theo Gould;
  2. Partilhar ferramentas e experiências através de um plano de conteúdos delineado com testemunhos em formato vídeo de profissionais da área e por parte dos especialistas da clínica Oficina de Psicologia com recurso a entrevistas, podcasts, artigos de especialização, entre outros;
  3. Oferecer apoio bem-estar psicológico a todos os intervenientes no setor através de um programa de apoio em parceria com a Oficina de Psicologia, que irá oferecer um plano de 12 consultas gratuitas de psicologia para profissionais de restauração.

Sobre o projeto:
Uma das principais causas das Edições do Gosto é apresentar as pessoas da gastronomia, retratando a realidade de um país completo. Foi com esta ideia em mente que em 2018, Paulo Amado, diretor da empresa, começou a viajar pelo país com o objetivo de chegar a todo o espetro do setor – do cozinheiro ao produtor. A primeira pergunta de Paulo era simples e concreta: quem és tu? Perante um desafiante ano de 2020, surgiu a ideia de dar o nome do projeto Nós As Pessoas à última edição do Congresso dos Cozinheiros e materializar a ideia em forma de missão a longo prazo, numa parceria conjunta com a Oficina de Psicologia.

Parceiros

Nós As Pessoas