A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, nas Caldas da Rainha, recebeu hoje, 8 de abril, a segunda etapa regional da 36.ª edição do Chefe do Ano e consagrou Mário Santos (Rossio Gastrobar, Lisboa) como vencedor. Bruno Garcia (Fortaleza do Guincho, Cascais) e Afonso Alves (Mezze, Lisboa) ficaram em segundo e terceiro lugar, respetivamente.
O cozinheiro de 32 anos apresentou ao júri um menu composto por “Ovo, romesco, vegetais” (entrada vegetariana), “Bacalhau, grão e salsa” (prato de bacalhau), “Boi minhoto, bimis e arroz de cogumelos” (prato de carne) e “Laranja, chocolate e azeite” (sobremesa com azeite).
Após ouvir o seu nome como vencedor, o cozinheiro afirmou: “A prova correu muito bem e consegui fazer exatamente aquilo a que me propus. Claro que há sempre espaço para melhorar, mas estou muito satisfeito com o resultado! Fiquei mesmo feliz por vencer — desde janeiro que ando a pensar nisto, a conciliar o concurso com o trabalho e a vida pessoal. Ganhar é, sem dúvida, uma recompensa incrível por todo o esforço!” A cerimónia de entrega de prémios seguiu-se a um almoço especial, preparado pelos chefes Tiago Costa e João Silva, da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste.
A avaliar a prova de hoje estiveram os chefes Jorge Fernandes, do Memmo Hotels, Louis Anjos, do Al Sud Palmares, em Lagoa (uma estrela Michelin), Paulo Pinto, da ACPP, em Portimão, Vladmir Veiga, do Lab by Sergi Arola, em Sintra (uma estrela Michelin). Referir ainda que a concurso estiveram ainda os concorrentes Ricardo Campos (Pestana Vintage Porto), João Brás (Restaurante Xisto) e Diogo Carvalho (Via Graça).
Finalizada que está a etapa Centro, o maior e mais antigo concurso nacional de cozinha para profissionais em Portugal, ruma agora ao Norte, para a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, a 29 de abril, para a realização da última etapa do concurso.
Foto: João Beijinho