Miguel Silva vence a segunda etapa regional do Chefe Cozinheiro do Ano 2021

Miguel Silva, do Bussaco Palace Hotel, venceu a segunda etapa regional (Centro) do CCA.

Miguel Silva, do Bussaco Palace Hotel, venceu a segunda etapa regional (Centro) da 32ª edição do Chefe Cozinheiro do Ano 2021, que decorreu hoje, dia 12 de Outubro na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.

O vencedor apresentou um menu completo composto por Creme de cogumelos, faisão e maionese de poejo (Sopa), Cachaço de bacalhau da Noruega, copita de porco, arroz carolino, tinta de choco, lingueirão e coentros (Prato de Peixe), Costela de vitela assada, migas de batata assada e espigos salteados (Prato Tradicional de Carne) e Chocolate, pinhão, pistácio e cereja (Sobremesa).

“Foi uma grande emoção ouvir hoje o meu nome, porque foi um ano muito difícil. Gostava de dedicar esta vitória aos meus colegas e agradecer à minha família. Dedico também a um amigo e colega que já não está entre nós, este prémio também é dele”, disse o vencedor.

Sobre a prova: “ouvi com muita atenção o que o júri me disse sobre os meus pratos e a minha prestação e agora o caminho é melhorar. Ganhar o concurso é o meu objetivo profissional, mas também aprender com os meus colegas”.

Em 2º e 3º lugar ficaram, respetivamente, Francisco Igrejas, do Eneko Lisboa e Ilídio Simões, do Sete Restaurante.

Durante o dia, foi possível acompanhar a prova com transmissões em direto da página do concurso com entrevistas a concorrentes e membros do júri. Ao mesmo tempo, realizou-se a segunda conferência do ciclo “A Gastronomia em 2030” com os painéis Tecnologia, Identidade e Pessoas.

O primeiro painel, moderado por Ângela Leal da Sara HACCP, juntou Bruno Azevedo do Hard Rock Cafe Porto, Pedro Gonçalves da Cervejaria Ramiro e Valter Andrade da Testo

Seguiu-se uma entrevista de Catarina Amado, da INTER Magazine a Lara Espírito Santo do restaurante Sem.

Por fim, Pedro Abril moderou um painel sobre Identidade, com Miguel Peres do restaurante Pigmeu e Miguel Negretti dos Crack Kids.

Com diferentes convidados, o próximo e último seminário terá lugar na mesma data da etapa regional Sul/Ilhas, na Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, a acontecer dia 26 de outubro.

Após as três etapas, ficaremos a conhecer os seis finalistas que irão disputar a final nacional em data e local a confirmar.

O concurso Chefe Cozinheiro do Ano 2021 tem como Patrocinadores Principais a Makro, Seafood From Norway, NX Hotelaria e ICEL. Os Patrocinadores são a Bom Sucesso, a LAVA e a Estrella Damm. Os Parceiros são a Rational e a Bonduelle Food Service. Conta com o Apoio das Escolas do Turismo de Portugal, ACPP, Prochef, Chaîne des Rotisseurs, Rede-T e SARA – HACCP Digital. Tem a organização da INTER Magazine.