Nuno Ferreira vence Etapa Regional Lisboa

O concurso Chefe Cozinheiro do Ano 2022, o maior e mais importante concurso de cozinha para profissionais, em Portugal, realizou hoje, dia 4 de maio, a 1ª Etapa Regional, na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril. 

Em 1º lugar ficou Nuno Ferreira, do Bairro Alto Hotel, em Lisboa que apresentou ao júri o menu composto por: Entrada (pargo, bivalves e algas), Prato de Peixe (bacalhau, bochechas e nabiças), Prato de Carne (pá de borrego, miudezas e feijoca) e Sobremesa (pera, requeijão e milho) , cozinhado durante a prova com a duração de 5 horas.

Em 2º lugar ficou Pedro Larcher, do Atelier Henrique Sá Pessoa, em Lisboa e em 3º lugar ficou Hugo Dias de Castro, do Pastus, em Oeiras. Estiveram ainda a concurso Francisco Gomes da Evventus Catering, Ilídio Simões do Sete Restaurante em Coimbra e Hugo Tarrafa do Santa Sede em Coimbra.

A avaliar a prova estiveram os chefes António Bóia, do JNcQUOI e Presidente do Júri, Luís Gaspar da Sala de Corte, André Magalhães da Taberna da Rua das Flores, João Oliveira do Bela Vista Hotel e Andreia Moutinho, chefe de pastelaria do Grupo Nabeiro e os concorrentes tiveram como desafio recriar o menu com que se apresentaram na fase de inscrições e que, segundo o regulamento do concurso, deverá defender e preservar as raízes da gastronomia tradicional portuguesa, os produtos e matérias-primas de origem nacional”. 

O almoço para os convidados da etapa foi elaborado por Fernando Cardoso, CCA 2018 e cozinheiro no restaurante Feitoria, do Altis Belém e por Óscar Cabral, chefe de cozinha na EHT Estoril e a sua equipa de alunos.

De recordar que esta competição já distinguiu figuras de renome no panorama gastronómico nacional como Henrique Sá Pessoa (CCA 2005), João Rodrigues (CCA 2007), António Loureiro (CCA 2014) e Luís Gaspar (CCA 2017), sendo em 2022 a sua 33ª edição.

Próximas Etapas 

O concurso Chefe Cozinheiro do Ano 2022 continuará com mais duas Etapas Regionais, com mais 12 concorrentes a prestar provas. Dia 11 de maio na Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre e dia 19 de maio na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.  

Os Patrocinadores 

O concurso Chefe Cozinheiro do Ano 202 tem como Patrocinadores Principais Makro, Bacalhau da Noruega, NX Hotelaria, ICEL e Estrella Damm. Os Patrocinadores são Bom Sucesso, LAVA, Costaverde e Esporão. Os Parceiros são a SARA – HACCP Digital, Prochef, Alug’Aqui, Rational e Bonduelle Food Service. Conta com o Apoio das Escolas do Turismo de Portugal, ACPP, Chaîne des Rotisseurs e Rede-T. Tem a organização da INTER Magazine e das Edições do Gosto.  

As distinções

Além do título de Chefe Cozinheiro do Ano 2022, atribuído ao concorrente que obtiver maior pontuação na Final Nacional, serão também atribuídas as distinções Helmut Ziebell, designada ao prato e concorrente que reúna consenso no júri pela sua criatividade, o prémio Virgílio Nogueiro Gomes, atribuído ao prato que revele com maior evidência a evolução da Cozinha Portuguesa e o Prémio Sustentabilidade Makro, atribuído ao concorrente que revele maior atenção e compromisso com práticas de sustentabilidade durante a sua prova. Serão valorizados temas como a separação de resíduos, aproveitamento de recursos e minimização de desperdício alimentar.