O concurso Chefe Cozinheiro do Ano 2022, o maior e mais importante concurso de cozinha para profissionais, em Portugal, arranca com a realização da 1ª Etapa Regional que acontece no dia 4 de maio, na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril. A prova terá início pelas 8h e termina às 13h, estando a cerimónia de entrega de prémios marcada para as 14h30. A avaliar a prova estarão os chefes António Bóia, do JNcQUOI e Presidente do Júri, Luís Gaspar da Sala de Corte, André Magalhães da Taberna da Rua das Flores, João Oliveira do Bela Vista Hotel e Andreia Moutinho, chefe de pastelaria do Grupo Nabeiro. De recordar que esta competição já distinguiu figuras de renome no panorama gastronómico nacional como Henrique Sá Pessoa (CCA 2005), João Rodrigues (CCA 2007), António Loureiro (CCA 2014) e Luís Gaspar (CCA 2017).
Nesta etapa estarão a concurso seis dos dezoito apurados a nível nacional:
Francisco Gomes – Eventtus Catering
Hugo Dias de Castro – Restaurante O Pastus, Oeiras
Hugo Tarrafa – Santa Sede, Coimbra
Ilídio Simões – Sete Restaurante, Coimbra
Nuno Ferreira – Bairro Alto Hotel, Lisboa
Pedro Larcher – Atelier Henrique Sá Pessoa, Lisboa
Nesta 33ª edição, os aspirantes a Chefe Cozinheiro do Ano 2022 terão de apresentar um menu completo que “defenda e preserve as raízes da gastronomia tradicional portuguesa, os produtos e matérias-primas de origem nacional”. Os menus são compostos por Entrada de Mar, Prato de Peixe: Bacalhau, Prato Tradicional de Carne em Tabuleiro e Sobremesa.
Os Patrocinadores
O concurso Chefe Cozinheiro do Ano 202 tem como Patrocinadores Principais Makro, Bacalhau da Noruega, NX Hotelaria, ICEL e Estrella Damm. Os Patrocinadores são Bom Sucesso, LAVA, Costaverde e Esporão. Os Parceiros são a SARA – HACCP Digital, Prochef, Alug’Aqui, Rational e Bonduelle Food Service. Conta com o Apoio das Escolas do Turismo de Portugal, ACPP, Chaîne des Rotisseurs e Rede-T. Tem a organização da INTER Magazine e das Edições do Gosto.