Ana Magalhães vence Etapa Regional Norte e Centro

O concurso Chefe Cozinheiro do Ano 2022, o maior e mais importante concurso de cozinha para profissionais, em Portugal, realizou hoje, dia 19 de maio, a 3ª Etapa Regional, na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto. Esta foi a Etapa Norte e Centro do concurso e estiveram a concurso os 6 chefes de cozinha apurados. 

Em 1º lugar ficou Ana Magalhães do Six Senses Douro Valley que apresentou ao júri o menu composto por: Entrada (Escabeche de cavala com amêndoa e ervas), Prato de Peixe (Grão de bico com línguas de bacalhau), Prato de Carne (Cabrito assado com arroz de miúdos) e Sobremesa (Leite creme de alfazema, chocolate, mel e limão), cozinhado durante a prova com a duração de 4 horas e 30 minutos.  

Em 2º lugar ficou Helena Castro do Antiqvvm e em 3º lugar ficou Carlos Torres dos Restaurantes Elêbe. Estiveram ainda a concurso Nélson Amorim do Six Senses Douro Valley, Helena Carvalho do Terminal 4450 e Rosério Barbosa do Hotel Prazer da Natureza Resort & Spa. 

A avaliar a prova estiveram os chefes António Bóia do JnCQUOI, António Loureiro, d’A Cozinha e Tiago Bonito, da Casa da Calçada. 

Os concorrentes tiveram como desafio recriar o menu com que se apresentaram na fase de inscrições e que, segundo o regulamento do concurso, deverá defender e preservar as raízes da gastronomia tradicional portuguesa, os produtos e matérias-primas de origem nacional”. 

O almoço para os convidados da etapa foi elaborado por Hugo Alves, CCA 2021 e chefe de cozinha no restaurante Norma em conjunto com Delfim Soares, chefe residente da EHT Porto e a sua equipa de alunos. 

De recordar que esta competição já distinguiu figuras de renome no panorama gastronómico nacional como Henrique Sá Pessoa (CCA 2005), João Rodrigues (CCA 2007), António Loureiro (CCA 2014) e Luís Gaspar (CCA 2017). Em 2022 o concurso cumpre a 33ª edição. 

Os Patrocinadores 

O concurso Chefe Cozinheiro do Ano 202 tem como Patrocinadores Principais Makro, Bacalhau da Noruega, NX Hotelaria, ICEL e Estrella Damm. Os Patrocinadores são Bom Sucesso, LAVA, Costaverde e Esporão. Os Parceiros são a SARA – HACCP Digital, Prochef, Alug’Aqui, Rational e Bonduelle Food Service. Conta com o Apoio das Escolas do Turismo de Portugal, ACPP, Chaîne des Rotisseurs e Rede-T. Tem a organização da INTER Magazine e das Edições do Gosto.  

As distinções 

Além do título de Chefe Cozinheiro do Ano 2022, atribuído ao concorrente que obtiver maior pontuação na Final Nacional, serão também atribuídos as distinções Helmut Ziebell, designado ao prato e concorrente que reúna consenso no júri pela sua criatividade, o prémio Virgílio Nogueiro Gomes, atribuído ao prato que revele com maior evidência a evolução da Cozinha Portuguesa e o Prémio Sustentabilidade Makro, atribuído ao concorrente que revele maior atenção e compromisso com práticas de sustentabilidade durante a sua prova. Serão valorizados temas como a separação de resíduos, aproveitamento de recursos e minimização de desperdício alimentar.