Diogo Novais Pereira vence Etapa Norte do CCA 2023

A Escola de Hotelaria do Porto recebeu a 1ª Etapa regional do Chefe Cozinheiro do Ano. Diogo Novais Pereira, do restaurante Porinhos, foi o vencedor. 

A Escola de Hotelaria e Turismo do Porto recebeu a 13 de Abril, a 1ª Etapa regional da 34ªEdição do Chefe Cozinheiro do Ano (CCA) e consagrou Diogo Novais Pereira do Restaurante Porinhos, Fafe, como vencedor. Marco Coutada, Restaurante Vale da Corga e António Queiróz Pinto, Restaurante de Tormes, ficaram em segundo e terceiro lugar, respetivamente.

Proveniente de Guimarães, Diogo Novais Pereira, chefe e proprietário do Restaurante Porinhos, de 32 anos, apresentou ao júri um menu composto por “Pastel de Feijão” (amuse bouche vegan); “Bacalhau e a sua Brandade” (Entrada de Bacalhau); “Pescada de Anzol” (Prato de Peixe); “Porco Inspirado num Torresmo” (Prato de Carne) e “Toucinho do Céu” (Sobremesa).

Após ouvir o seu nome como vencedor, Diogo realçou: “Estava na expectativa – ganho? não ganho? – a prova correu bem, mas eu não sabia o que esperar, ainda mais porque sei que o menu tinha pequenas falhas minhas. Treinei muito para chegar aqui, vou continuar a treinar. Quando ouvi o meu nome fiquei sem saber o que pensar exatamente por isso, as pequenas falhas que cometi e que preciso de polir. Desde que fui selecionado todo o meu tempo livre é dedicado a este menu e ao CCA, quero muito estar na final e representar a minha inspiração principal, a boa gastronomia tradicional dos sabores do Minho.”

Depois de uma manhã agitada pela competição entre os 6 concorrentes, o júri convidado – António Bóia [Presidente de Júri], do restaurante JNcQUOI, em Lisboa, António Loureiro, do restaurante A Cozinha (uma estrela Michelin), em Guimarães, Tiago Bonito, Rui Martins, do restaurante Culto do Bacalhau, no Porto e João Sá, do restaurante Sála, em Lisboa, elegeram como vencedor Diogo Novais Pereira do Restaurante Porinhos.

“É uma pessoa que tem muito gosto pela cozinha, muita paixão, e isso acaba por ajudar no resultado. Quando vês que a pessoa está empenhada, que está a sentir tudo o que corre bem, e até mesmo o que não corre bem, percebes que é um profissional” – comentou António Loureiro.

A Caminho do Estoril para a etapa centro já no dia 19 de Abril

Finalizada que está a etapa norte, o maior e mais antigo concurso nacional de cozinha para profissionais em Portugal, ruma agora à Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, dia 19 de abril, para a realização da 2ª etapa da edição de 2023.

A concurso apresentam-se André Serra – Memmo Hotel Príncipe Real, Filipe Silvestre – Myriad By Sana Hotels, Henrique Sousa – Feitoria, Altis Belém Hotel & Spa, Hugo Tarrafa – Santa Sede, João Pereira – Hotel Villa Batalha e Pedro Calhau – Davvero Lisboa

Os Patrocinadores 

O concurso Chefe Cozinheiro do Ano 2023 tem como Patrocinadores Principais Makro, Estrella Damm, ICEL e NX Hotelaria. Conta ainda com os Patrocinadores Bom Sucesso, Costaverde, LAVAe Esporão. Lamego é o Município Anfitrião da Final Nacional.

Os Parceiros são a Rational, Violife, Prochef, Bonduelle Food Service, Alug’Aqui. Conta com o Apoio das Escolas do Turismo de Portugal, ACPP, Chaîne des Rotisseurs, Rede-T e SARA – HACPP

A organização da INTER Magazine e das Edições do Gosto.