João Pereira ganha Etapa Centro do CCA 2023

A Escola de Hotelaria do Estoril recebeu a 2ª Etapa do Chefe Cozinheiro do Ano. João Pereira, do Hotel Villa Batalha, foi o vencedor. 

A Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril recebeu hoje, 19 de Abril, a 2ª Etapa regional da 34ªEdição do Chefe Cozinheiro do Ano (CCA) e consagrou João Pereira do Hotel Villa Batalha, como vencedor. Pedro Calhau, Restaurante Davvero e Filipe Silvestre, Myriad by SANA Hotels ficaram em segundo e terceiro lugar, respetivamente.

Proveniente de Leiria, com 29 anos, João Pereira, chefe do Hotel Villa Batalha apresentou ao júri convidado um menu composto por “Sabores de Cenoura Algarvia” (Amuse bouche vegan); “Samos de Poejo, Lascas de Bacalhau Confitado e Escabeche” (Entrada de Bacalhau); “Robalo e Bivalves da Costa, Bolhão Pato e Batata Doce da Horta” (Prato de Peixe); “Bochecha de Porco Preto, Favas da Horta e Pezinhos de Coentrada” (Prato de Carne) e “Reinterpretação de Arroz Doce Alentejano, limão e Canela” (Sobremesa).

João Pereira – O vencedor

Anunciado o vencedor pela organização, João Pereira comentou“Vencer aqui hoje é uma sensação única. Ao longo da prova e falando com o Júri fiquei com a ideia de que não daria sequer para chegar ao pódio. Estou consciente dos erros que cometi e dos percalços. Essa consciência fez-me pensar dessa maneira. Ouvir o meu nome ser anunciado como vencedor foi uma sensação extraordinária. Com o menu que apresentei e usando muitos produtos da minha própria horta biológica, tentei sempre elevar e visitar os sabores regionais e tradicionais, venci, estou muito contente.” 

O painel de júris convidados

Depois de uma manhã agitada pela competição entre os 6 concorrentes, o júri convidado – os chefes António Bóia [Presidente de Júri] (JNcQUOI, Lisboa), Andreia Moutinho (ACPP, Lisboa), Louis Anjos (CCA 2012; Al Sud, Lagos, uma estrela Michelin), André Magalhães (Taberna da Rua das Flores, Lisboa) e Paulo Pinto (ACPP, Lisboa) elegeram como vencedor João Pereira do Hotel Villa Batalha. De ressalvar que no papel de júriobservador, estiveram presentes a chefe Marlene Vieira (Restaurante Marlene, Lisboa) e o chefe Vladimir Veiga (Restaurante LAB by Sergi Arola, Sintra). No segundo e terceiro lugares a mencionar ainda Pedro Calhau (Davvero Lisboa) e Hugo Tarrafa (restaurante Santa Sede), respetivamente.

“O João ganha aqui hoje por se sobressair no que idealizou e concretizou face aos restantes colegas e concorrentes. Foi o que menos erros cometeu, isto tendo em mente que aquilo que eles treinam em 4 horas nos seus espaços, depois aqui, num ambiente e cozinha diferentes não conseguem fazer em 5 horas. Regra geral e de forma transversal as sugestões apresentadas pelos concorrentes estão mais apuradas na qualidade, técnica e confeção dos alimentos, aqui no Estoril não foi exceção, mas o João foi de entre eles o que mais se destacou. Menos erros deram-lhe a vitória, e no fim do dia é isso que conta, é isso que funciona para quem quer ganhar.” comentou Paulo Pinto, um dos jurados.

Portalegre recebe 3ª e última etapa regional (sul e ilhas) no dia 27 de Abril

A 3ª e última etapa regional do CCA23, o maior e mais antigo concurso nacional de cozinha para profissionais em Portugal decorre na Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre no dia 27 de Abril. 

A concurso apresentam-se António Freitas (Casa Velha, Almancil), Gerson Oliveira (G-Treze, Covilhã), Gonçalo Alpalhão (Restaurante Pica-Pau, Lisboa), João Brás (Restaurante Xisto, Penela), Jeferson Dias (Palmares Ocean Living & Golf, Lagos) e Rogério Barbosa (FeelViana Sport Hotel, Viana do Castelo).

Os Patrocinadores 

O concurso Chefe Cozinheiro do Ano 2023 tem como Patrocinadores Principais Makro, Estrella Damm, ICEL e NX Hotelaria. Conta ainda com os Patrocinadores Bom Sucesso, Costaverde, LAVAe Esporão. Lamego é o Município Anfitrião da Final Nacional.

Os Parceiros são a Rational, Violife, Prochef, Bonduelle Food Service, Alug’Aqui. Conta com o Apoio das Escolas do Turismo de Portugal, ACPP, Chaîne des Rotisseurs, Rede-T e SARA – HACPP.

A organização da INTER Magazine e das Edições do Gosto.