João Costa vence Etapa Norte do Chefe do Ano 2024

A Escola de Hotelaria e Turismo do Porto recebeu a 10 de Abril, a 1ª etapa regional da 35ª edição do Chefe do Ano e consagrou João Costa (Euskalduna Studio, Porto) como vencedor.

A Escola de Hotelaria e Turismo do Porto recebeu a 10 de Abril, a 1ª etapa regional da 35ª edição do Chefe do Ano e consagrou João Costa (Euskalduna Studio, Porto) como vencedor. Diogo Novais Pereira (Porinhos, Fafe) e Jorge Bolito (The Yeatman, V.N. Gaia) ficaram em segundo e terceiro lugar, respetivamente.

O cozinheiro natural de Lamego apresentou ao júri um menu composto por Lírio grelhado e Bulhão Pato de lingueirão” (entrada de peixe ou marisco), “Ovo escalfado com ervilhas, grão-de-bico e cebolinhas” (prato vegetariano), “Vitela com trouxa de rabo de boi” (prato de carne) e “Maçã de Alcobaça, amêndoa e leite” (sobremesa com Maçã de Alcobaça). Em todos os pratos foi obrigatória a utilização de limão.

Após ouvir o seu nome como vencedor, o cozinheiro de 26 anos realçou: “Sempre tive como objetivo participar no Chefe do Ano e agora foi o momento certo. A prova correu melhor hoje do que nos treinos. Diverti-me e gostei do que fiz. Estou feliz!”

A avaliar a prova estiveram os chefes Paulo Pinto, da ACPP, António Loureiro, do restaurante A Cozinha (uma estrela Michelin) em Guimarães, Andreia Moutinho, chefe pasteleira e professora na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, Tiago Bonito, do Hotel Palacete Severo no Porto. Como jurada observadora esteve Aurora Goy, do restaurante Apego no Porto.

A concurso nesta etapa estiveram ainda João Carvalho, do World of Wine, Pedro Dias, do Culto ao Bacalhau e Vítor Miranda, do Pena Park Hotel.

A caminho do Estoril para a etapa centro já no dia 17 de abril

Finalizada que está a etapa norte, o maior e mais antigo concurso nacional de cozinha para profissionais em Portugal, ruma agora à Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, dia 17 de abril, para a realização da 2ª etapa da edição de 2024.

A competir entre si vão estar Diogo Carvalho, do Via Graça, Filipe Silvestre, do Myriad by Sana Hotels, Gonçalo Gonçalves, da Casa Plátano – Mercure Fátima, Mário Santos, do Rossio Gastrobar – Altis Avenida, Miguel Monteiro, do Octant Hotels Douro e Rui Leandro, do Royal Óbidos Spa & Golf Resort.

Os Patrocinadores 

O concurso Chefe do Ano 2024 tem como Patrocinadores Principais ICEL, Makro, Aviludo e Fagor. Conta ainda com os Patrocinadores Bom Sucesso, Costaverde, LAVA e Bimi. Lamego volta a ser o Município Anfitrião da Final Nacional.

Os Parceiros são Turismo de Portugal, Bonduelle Food Service, Prochef, Frusoal e Maçã de Alcobaça. Conta com o Apoio da ACPP, Chaîne des Rotisseurs, Rede-T, SARA – HACPP, DIG-IN, Terramay e Lexus Portugal. O canal Casa e Cozinha é o Media Partner.

A organização é da INTER Magazine e das Edições do Gosto.  

Fotos: João Beijinho/EG