O Chefe do Ano, o maior e mais antigo concurso nacional de cozinha para profissionais em Portugal, tem os seus finalistas revelados para a 35ª edição. São seis os nomes que vão disputar a final nacional. Acontece tudo a 22 de maio, no Centro Multiusos de Lamego.
Terminadas que estão as etapas regionais, são finalistas os seguintes concorrentes (apresentação por ordem alfabética):
Diogo Novais Pereira (Porinhos, Fafe)
Francisca Dias (Casa do Gadanha, Estremoz)
João Costa (Euskalduna Studio, Porto)
Jorge Bolito (The Yeatman, V.N. Gaia)
Mário Santos (Rossio Gastrobar – Altis Avenida, Lisboa)
Pedro Dias (Culto ao Bacalhau, Porto)
Os concorrentes suplentes são Bruno Augusto (Tivoli Carvoeiro) e João Carvalho (World of Wine).
A tabela de pontuações com os resultados das provas regionais pode ser consultada aqui:
Final em Lamego
Lamego volta, pela segunda vez, a ser o município anfitrião da final do Chefe do Ano, depois de no ano passado ter sido palco da vitória de Jeferson Dias. Recorde-se que Lamego é a “casa” da vencedora do concurso em 2022, Ana Magalhães. A par da realização da final irá decorrer o Pensar Cozinha, um fórum que se abordarão temas inerentes à gastronomia sendo estes acompanhados de conversas e demonstrações de cozinha com chefes convidados pela organização. A entrada será livre e pode garantir o seu bilhete aqui.
O concurso Chefe do Ano 2024 tem como Patrocinadores Principais ICEL, Makro, Aviludo e Fagor. Conta ainda com os Patrocinadores Bom Sucesso, Costaverde, LAVA e Bimi. Lamego volta a ser o Município Anfitrião da Final Nacional. Os Parceiros são Turismo de Portugal, Bonduelle Food Service, Prochef, Frusoal e Maçã de Alcobaça. Conta com o Apoio da ACPP, Chaîne des Rotisseurs, Rede-T, SARA – HACPP, DIG-IN, Terramay, Lexus Portugal, Emphicace e Vinhos e Espumantes Távora Varosa. O canal Casa e Cozinha é o Media Partner.
A organização é da INTER Magazine e das Edições do Gosto.
Foto: João Beijinho/EG