O Chefe Cozinheiro do Ano, o maior e mais antigo concurso nacional de cozinha para profissionais em Portugal, tem os seus finalistas revelados para a 34ª edição. São seis os nomes que vão disputar a final nacional, a 24 de Maio, a decorrer no Centro Multiusos de Lamego.
Terminadas que estão as etapas regionais, são finalistas os seguintes concorrentes (apresentação por ordem alfabética):
António Freitas – Restaurante Casa Velha
António Queiroz Pinto – Restaurante de Tormes
Diogo Novais Pereira – Restaurante Porinhos
Jeferson Dias – Palmares Ocean Living & Golf
João Pereira – Hotel Villa Batalha
Marco Coutada – Vale da Corga
Os concorrentes suplentes são Pedro Calhau (Davvero Lisboa) e Filipe Silvestre (Myriad by SANA Hotels).
A tabela de pontuações com os resultados das provas regionais pode ser consultada aqui.
Final em Lamego
O Município de Lamego, “casa” da chefe Ana Magalhães, do Six Senses Douro Valley, vencedora do Chefe Cozinheiro do Ano 2022, será o palco da grande final, que decorre entre as 10h e as 18h, estando a entrega de prémios e consequente anúncio do Chefe Cozinheiro do Ano 2023, marcada para as 17h.
Por uma última vez em 2023, os concorrentes irão preparar e apresentar um menu composto por Amuse Bouche Vegan, Entrada de Bacalhau, Prato de Peixe, Prato de Carne e Sobremesa.
A par da realização da final irão também decorrer as CCA Talks, momentos “à volta da mesa”, em que se abordarão temas inerentes à gastronomia sendo estes acompanhados de conversas e demonstrações de cozinha com chefes convidados pela organização.
O evento é aberto ao público e de entrada livre. Pode adquirir os seus bilhetes aqui.
O concurso Chefe Cozinheiro do Ano 2023 tem como Patrocinadores Principais a Makro, Estrella Damm, ICEL e NX Hotelaria. Lamego é o Município Anfitrião da Final Nacional. Conta ainda com os Patrocinadores Bom Sucesso, Costaverde, LAVA e Esporão. Lamego é o Município Anfitrião da Final Nacional. Os Parceiros são a Rational, Violife, Prochef, Bonduelle Food Service, Alug’Aqui. Conta com o Apoio das Escolas do Turismo de Portugal, ACPP, Chaîne des Rotisseurs, Rede-T e SARA – HACCP Digital. A organização da INTER Magazine e das Edições do Gosto.