
Existe um croissant típico do Porto?
A reposta é afirmativa. Ainda que similares existam, este é diferente dos que se encontram no resto do país.
Ao contrário dos croissants folhados, o croissant à moda do Porto é feito com massa brioche, o que lhe confere uma textura macia e um sabor rico, acabado muitas vezes com uma calda brilhante que leva açúcar e, por vezes, Vinho do Porto.
A primeira edição do concurso vai eleger “O Melhor Croissant à Moda do Porto” e tem como objetivo sinalizar e reconhecer os profissionais e estabelecimentos que produzem este notório membro da pastelaria portuense. As inscrições já estão abertas – até dia 31 de março 2025.


Etapas do Concurso
Padarias e pastelarias de toda a área metropolitana do Porto vão participar nesta doce competição, mostrando a um júri profissional que merecem ser os guardiões do título durante um ano.
Após uma fase de inscrição, os estabelecimentos serão selecionados para a primeira fase de provas.
Os estabelecimentos participantes colocarão os croissants à disposição de um júri que, em prova cega, apuram os 10 finalistas.
A prova final decorrerá na região do Porto, em ambiente de celebração e tributo à pastelaria.
O júri, composto por reconhecidos profissionais que avaliarão o aspeto, a consistência, a textura e o sabor dos candidatos, volta a provar os croissants dos 10 finalistas, feitos no dia, perante uma plateia composta pelos concorrentes, entusiastas da pastelaria e imprensa.
É proclamado o vencedor ”O Melhor Croissant à Moda do Porto 2025” e anunciados os 2º e 3º classificados.
Patrocinador
A Delta Cafés é líder no seu segmento em Portugal. Com mais de 60 anos de história, está presente em 40 países, espalhados por cinco continentes. É uma empresa que garante sempre o seu desenvolvimento e expansão através da inovação.
Organização

Revista Oficial
