Troféu Portugal
É um concurso de cozinha, que envolve os chefes de topo, os produtos e produtores portugueses. Um evento que privilegia a gastronomia portuguesa, com foco na utilização e promoção da culinária e produtos regionais.
Destina-se a chefes de cozinha de elevado mérito e reputação. A participação no Troféu Portugal está dependente de convite da Organização.
O Troféu Portugal decorre no Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, na Casa do Campino, nos dias 21 a 24 de outubro. A cerimónia de entrega de prémios será realizada no dia 24 de outubro.
As pontuações da final encontram-se disponíveis para consulta aqui.
Vencedor 2024 - Filipe Ramalho
Prato: Cozido de grão à Alentejana
Natural de Portalegre, é filho de pais cozinheiros. Estudou Gastronomia e Artes Culinárias na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e iniciou a sua carreira no Bistro 100 Maneiras. De seguida, e durante seis anos, chefiou o Restaurante Basilii, inserido na Torre de Palma Wine Hotel. Em 2021, abriu na região berço, o primeiro restaurante em nome próprio, Páteo Real, em Alter do Chão.
Presidente de Júri - Chefe Rodrigo Castelo
Rodrigo Castelo trocou a indústria farmacêutica pela cozinha. No peito carrega a marca do Ribatejo. Habituado à arte taurina, o ex-forcado pegou o touro pelos cornos e aventurou-se na restauração com restaurante Ó Balcão, em Santarém, que acabou por tornar-se numa referência na cidade. Em 2024, foi galardoado com uma estrela Michelin e uma estrela Verde.
O chefe escalabitano, vencedor da edição 2018 do Troféu Portugal, é o Presidente de Júri da edição do concurso em 2024.
8 chefes | 8 regiões
Serão convidados 8 Chefes que representarão a cozinha de 8 Regiões (Porto e Norte, Centro, Ribatejo, Região de Lisboa, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores).
A prova consiste em apresentar um prato que expresse o território que o concorrente represente, valorizando-se o uso de produtos e técnicas igualmente associadas à região.
As provas de 3 horas terão lugar durante 4 dias consecutivos, num espaço equipado com duas cozinhas, à vista do público e sob o escrutínio de um júri composto por três conceituados chefes.
Diretor Técnico de Júri - Chefe Luís Gaspar
Começou o seu percurso profissional no Pestana Palace Hotel. Em 2013 entrou no Grupo Plateform e passou pello Cais da Pedra e pelo Henrique Sá Pessoa – Mercado da Ribeira. Em 2015 assumiu a chefia da Sala de Corte e, dois anos depois, ganhou o concurso Chefe do Ano. Em 2023 venceu o Prémio Chef de L’Avenir que distingue anualmente cozinheiros promissores. Atualmente, além da Sala de Corte, divide-se entre o Brilhante e o Pica-Pau, em Lisboa.
O chefe leiriense é o Diretor Técnico de Júri da edição do concurso em 2024.
Anteriores Vencedores
O Troféu Portugal tem um histórico ilustre de vencedores composto por figuras do panorama gastronómico português, tais como:
- Rui Martins, Culto ao Bacalhau, Porto
- Duarte Eira, Salpoente, Aveiro
- Rodrigo Castelo, Ó Balcão, Santarém
- Filipe Ramalho, Páteo Real, Alter do Chão