Troféu Portugal
É um concurso de cozinha, que envolve os chefes de topo, os produtos e produtores portugueses. Um evento que privilegia a gastronomia portuguesa, com foco na utilização e promoção da culinária e produtos regionais.
Destina-se a chefes de cozinha de elevado mérito e reputação. A participação no Troféu Portugal está dependente de convite da Organização.
O Troféu Portugal decorre no Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, na Casa do Campino, nos dias 21 a 24 de outubro. A cerimónia de entrega de prémios será realizada no dia 24 de outubro.
8 chefes | 8 regiões
Serão convidados 8 Chefes que representarão a cozinha de 8 Regiões (Porto e Norte, Centro, Ribatejo, Região de Lisboa, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores).
A prova consiste em apresentar um prato que expresse o território que o concorrente represente, valorizando-se o uso de produtos e técnicas igualmente associadas à região.
As provas de 3 horas terão lugar durante 4 dias consecutivos, num espaço equipado com duas cozinhas, à vista do público e sob o escrutínio de um júri composto por três conceituados chefes.
Presidente de Júri - Chefe Rodrigo Castelo
Vencedor da edição 2018 do Troféu Portugal, Rodrigo Castelo trocou a indústria farmacêutica pela cozinha. No peito carrega a marca do Ribatejo. Habituado à arte taurina, o ex-forcado pegou o touro pelos cornos e aventurou-se na restauração com restaurante Ó Balcão, em Santarém, que acabou por tornar-se numa referência na cidade. Em 2024, foi galardoado com uma estrela Michelin e uma estrela Verde.
O chefe escalabitano é Presidente de Júri da edição 2024. Já no papel de Júri Técnico está Luís Gaspar (Sala de Corte).
Em edições anteriores do concurso, foram vencedores os chefes Rui Martins (Culto ao Bacalhau) e Duarte Eira (Salpoente).