Estiveram na última fase do concurso 30 jovens estudantes de escolas de hotelaria de todo o país. Esta é uma plataforma de inspiração para jovens estudantes de hotelaria e restauração e funciona como rampa de lançamento para as suas carreiras.
Já são conhecidos os vencedores do concurso Jovem Talento da Gastronomia 2022. Esta que foi a 11ª edição do concurso distinguiu 10 vencedores nas várias categorias a concurso: Artes da Mesa ICEL, Barman INTER magazine, Cozinha Makro, Inovação com Porco Europeu, Inovação com Bacalhau da Noruega, Pastelaria NX Hotelaria, Tradição com arroz Bom Sucesso, Plant Based by Bonduelle, Jovens Cozinheiros Profissionais e Barista. No total, estiveram 30 concorrentes a disputar esta Final Nacional que se realizou na Escola de Hotelaria de Fátima.
Sagraram-se vencedores:
Artes da Mesa ICEL
Matilde Machado, da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa
Barman INTER Magazine
Pedro Pereira, da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal
Cocktails: Clássico: Sado Martini
Contemporâneo: Roots of Setúbal
Cozinha Makro
Filipe Fidalgo, da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal
Prato: Taínha, chícharo com caril verde e crocante de algas
Snack: Tartelete de algas com tártaro de taínha
Plant Based by Bonduelle
Daniel Castanho, da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal
Prato: Cremoso de cevada
Inovação com Bacalhau da Noruega
Gonçalo Gaspar, Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa
Prato: Bacalhau e Açorda do Mar
Inovação com Porco Europeu
Marco Lágeo, Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa
Prato: Semi-frio de porco alentejano
Pastelaria NX Hotelaria
José Melo, Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste
Prato: Manga e Maracujá
Tradição com Arroz Bom Sucesso
Fábio Caixeiro, Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal
Prato: Arroz cremoso de pato
Jovens Profissionais
João Rodrigues | Restaurante Mito
Entrada: Robalo, Soro de Manteiga, Louro Verde e Milho
Prato Principal: Ballotine de coelho, Couve-Flor, Café, Cogumelos
Sobremesa: Yuzu, Coco, Lima, Limão e Chocolate Branco
Barista
Miriam Chaínho, da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal
O Roadshow JTG apresentou ainda um programa com apresentações de Hugo Alves (Chefe Cozinheiro do Ano 2021 e chefe de cozinha do restaurante Norma, em Guimarães), David Jesus (chefe de cozinha do restaurante Seiva, em Leça da Palmeira, João Costa (chefe de bar no Torto, no Porto) e Andreia Moutinho (chefe de pastelaria). Foram ainda lançados apresentados 3 conceitos de negócio de sucesso: Damn Doughnuts, Quinta da Ramalhosa e Plateform.
No website www.jovemtalentodagastronomia.pt podem ser consultados os regulamentos completos das provas a concurso, bem como o programa detalhado dos Roadshows.
O Jovem Talento da Gastronomia é patrocinado pela Makro, Bacalhau da Noruega, NX Hotelaria, ICEL, Bom Sucesso, Bonduelle e Let’s Talk About Pork. Conta com a Escola de Hotelaria de Fátima e o grupo Plateform como Patrocinadores Institucionais. Os parceiros são a Alug’aqui, Prochef e Sara HACCP. Tem o apoio das Escolas do Turismo de Portugal, da REDE-T, da Chaîne des Rôtisseurs e da ACPP. A INTER magazine é a revista oficial. É organizado pelas Edições do Gosto.