Casa Fernando Pessoa

Quer ser o novo chefe da Casa Fernando Pessoa?

Acredita que a arte, a literatura e a gastronomia devem andar de mãos dadas? Se sim, este desafio é para si. A EGEAC (Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, E.M.) e a Casa Fernando Pessoa estão à procura de um novo concessionário para a exploração da cafetaria/restaurante do espaço localizado em Campo de Ourique, Lisboa. Conheça as condições.

Esta é uma oportunidade única de juntar o seu nome aquela que é considerada a figura da literatura portuguesa mais reconhecida no mundo e, em conjunto, criar uma nova obra a partir da gastronomia nas suas várias vertentes. Falamos de um conceito de restauração com um menu de opções de refeições ligeiras e democráticas, de cafeteria e outras, mais audazes – exatamente como o próprio Fernando Pessoa.

O espaço inclui uma sala interior com 35 lugares, duas esplanadas (no piso 0 e piso 1) com mais 40 lugares e ainda uma cozinha, uma arrecadação e vestíbulos. A nova concessão começará em novembro de 2023 e tem a duração de cinco anos. A consulta pública está a decorrer até 28 de agosto. Para informações mais detalhadas sobre as condições de exploração clique aqui.

A Casa Fernando Pessoa – que foi habitada pelo escritor nos últimos 15 anos de vida – fica no bairro lisboeta de Campo de Ourique, que nos últimos anos tem sido a morada preferida para novos conceitos de comércio, restauração, culturais e artísticos, conferindo-lhe uma dinâmica muito própria e uma natural curiosidade de visita por parte do público nacional e estrangeiro.

A Casa Fernando Pessoa é um museu de literatura, gerido pela EGEAC, que em 2020 reabriu depois de uma profunda remodelação e com uma nova exposição de longa duração. O museu tem sido reconhecido com vários prémios nos últimos anos – incluindo o de Melhor Museu Português, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia, em 2021 – e recebe diariamente visitantes nacionais e das mais diversas partes do mundo.

Além da exposição de longa duração e de exposições temporárias, o espaço tem programação cultural regular no seu auditório, tais como encontros literários, oficinas, concertos, lançamentos e apresentações de livros, entre outras iniciativas – , e ainda uma biblioteca de acesso público e uma livraria-loja. Estas são sobretudo iniciativas que vão servir de inspiração para o novo chefe de cozinha do espaço e, naturalmente, será um seguimento natural do consistente trabalho que a Casa Fernando Pessoa tem vindo a fazer desde a sua abertura há já três décadas.

Fotos: José Frade/EGEAC

PUB

Edições do Gosto

Newsletter EG

Faça parte da comunidade gastronómica.

Junte-se à Comunidade Gastronómica EG

* indicates required
Área de profissão *