Nós As Pessoas: Filipe Camacho

Natural do Funchal, trabalhou como cozinheiro em restaurantes como Sea Me, Taberna da Rua das Flores, Estrela da Bica, entre outros. Entre 2018 e 2021 chefiou o restaurante Santa Clara dos Cogumelos, na capital, dedicando-se posteriormente a projetos gastronómicos ligados à educação e impacto social, quer na Cozinha Popular da Mouraria quer no THU. Atualmente trabalha como chefe freelancer e consultor na Petiscaria Âncora, na Ericeira.

Qual a melhor forma de aliviar o stress após uma semana de trabalho?  

Tenho uma grande paixão por música. Ajuda-me a desligar e, de alguma forma, a libertar-me pela emoção. Sou daquelas pessoas que procura emoção na musica e na vida. Às vezes essa emoção desbloqueia esse sentimento de stress, levando-me para outras paisagens emocionais. Conjugo a música com caminhadas – deambulações sem destino.

O que fazes para descontrair e motivar a tua equipa? 

Acredito num lado humano e de empatia, seja na cozinha ou onde quer que seja. Procuro conhecer a pessoa e mostro que estamos juntos, que podem confiar e contar comigo. Gosto de trazer o humor como forma de descontração nos momentos que o trabalho permite. E a responsabilização, o empoderamento e a participação criativa como forma de motivação.

Qual o teu guilty pleasure gastronómico depois de um serviço desafiante?

Um Hambúrguer e uma coca-cola.

Foto: Manuel Chaves

PUB

Edições do Gosto

Newsletter EG

Faça parte da comunidade gastronómica.

Junte-se à Comunidade Gastronómica EG

* indicates required
Área de profissão *