Cozinhar na galeria

The Art Gate é um projeto híbrido que junta um hotel, uma galeria e um restaurante, em pleno coração de Lisboa, no Chiado. O espaço onde a arte da hospitalidade e a gastronomia se misturam com o meio artístico contemporâneo português, apresenta uma agenda pensada para proporcionar uma experiência sensorial completa. 

Hugo Candeias é o chefe do restaurante TAG, inserido no edifício, e chegou ao projeto lisboeta em 2019. Antes disso, esteve em Barcelona onde era chefe de cozinha do Hoja Santa, o restaurante mexicano de Albert Adrià. No TAG, inspira-se nas suas influências portuguesas e junta-as à paixão pela cozinha mexicana criando um menu de fusão entre as duas gastronomias.  

Para o chefe, “estar rodeado de arte é inspirador, leva-me a questionar de que forma seria possível criar uma ligação entre a arte e a cozinha. Começa a ser parte do processo criativo criar um diálogo que faça sentido entre o que se escreve em cada prato e os sentidos. Prova disso é que os primeiros quatro momentos do menu são servidos e explicados em parceria com as obras e um dos pratos é mesmo inspirado numa delas. “O desafio é complexo mas altamente diferenciador.” 

Edições do Gosto

Newsletter EG

Faça parte da comunidade gastronómica.

Junte-se à Comunidade Gastronómica EG

* obrigatorio