Nós as Pessoas: Juliana Penteado

Juliana Penteado: “Reservar um tempo para encontrar amigos e pessoas queridas é quase que prioridade para ajudar a balancear a rotina.” 

Juliana Penteado é cozinheira e pasteleira com experiência em restaurantes no Brasil, de onde é natural, e também Inglaterra, França e Portugal — onde recentemente abriu em Lisboa a pastelaria Barü.Ba Pastry. A profissional acredita que balancear a rotina entre a vida profissional e pessoal é essencial para quem trabalha na área. 

O que te relaxa depois de um serviço mais puxado? 

Depois de um dia bastante corrido, o que mais me conforta é uma boa conversa acompanhada de um bom copo de vinho para relaxar. 

Como manténs o equilíbrio entre vida familiar e profissional? 

Confesso que o ritmo e carga horária para nós, cozinheiros, são um pouco complicados. Temos um desgaste muito grande físico e mental. Reservar um tempo para encontrar amigos e pessoas queridas é quase que prioridade para ajudar a balancear a rotina e seguir em frente. 
 
Que conselho darias à Juliana de há 10 anos? 

Saiba que trabalhar com cozinha exige uma boa relação no ambiente de trabalho e que isso refletirá muito no resultado final de todo o processo. Toda a energia que se coloca no dia-a-dia é sentida nitidamente para aqueles que degustam e experimentam o que é preparado. Comida traz conforto e preenche as pessoas e ser responsável por esse processo é muito precioso. 

Sobre o projeto Nós As Pessoas:
Uma das principais causas das Edições do Gosto é apresentar as pessoas da gastronomia, retratando a realidade de um país completo. Foi com esta ideia em mente que em 2018, Paulo Amado, diretor da empresa, começou a viajar pelo país com o objetivo de chegar a todo o espectro do setor – do cozinheiro ao produtor. A primeira pergunta de Paulo era simples e concreta: quem és tu? Perante um desafiante ano de 2020, surgiu a ideia de dar o nome do projeto Nós As Pessoas à última edição do Congresso dos Cozinheiros e materializar a ideia em forma de missão a longo prazo, numa parceria conjunta com a Oficina de Psicologia. www.egosto.pt/nosaspessoas

Edições do Gosto

Newsletter EG

Faça parte da comunidade gastronómica.

Junte-se à Comunidade Gastronómica EG

* obrigatorio