Alandroal organiza XIII Mostra Gastronómica de Peixe do Rio

Foi hoje apresentado, na Manja Marvila, em Lisboa, o programa da XIII Mostra Gastronómica de Peixe do Rio do Alandroal. O almoço esteve a cargo dos chefes José Júlio Vintém, (Tombalobos), João Sá (Sála) e Vítor Adão (Plano) e o peixe de rio foi o principal protagonista nos pratos apresentados – Ceviche de carpa, Enguia fumada com toucinho de porco, Lúcio-perca marinado com pimenta da terra e moqueca, Sopa de ovas de barbo com poejo e Lúcio-perca com esmagada de batata quebec, pickle de courgette e molho de espumante, foram algumas das iguarias degustadas.

Assim e num convite extensivo a todos os que queiram conhecer melhor o Alandroal e a sua tradição gastronómica no que à cozinha de rio diz respeito, existe um programa diversificado de atividades a começar logo no dia 4 de março com a inauguração do certame nos 15 restaurantes e cafés aderentes do concelho, onde poderão ser degustados pratos típicos com peixes do rio como lúcio-perca, barbo, sável e lampreia. 

No dia 5 de março é inaugurada a Exposição Fotográfica da autoria de Humberto Mouco, intitulada “O Rio à Vista” de entrada gratuita e que ficará patente no Fórum Cultural do Alandroal até ao dia 31 de março. 

Nos dias 5, 6 e 12 de março, sempre às 16h, acontecem as aulas de cozinha inseridas no Curso de Cozinha de Pescado do Rio. Cada aula, terá a duração aproximada de 2 horas e serão ministrada pelo Chefe de Cozinha José Júlio Vintém, do restaurante Tombalobos (dia 5,6 e 12). Conhecer melhor as espécies de pescado do rio, as suas formas base de confeção e ideias de receituário, são alguns dos temas abordados durante as mesmas. 

Já o dia 7 de março é dedicado ao Congresso Alandroal Peixe de Rio, que acontece no Fórum Cultural do Alandroal, entre as 10h30 e as 17h00. O cartaz é composto por chefes de cozinha como Margarida Rego e Paulo Morais ou o gastrónomo Virgílio Gomes e serão abordados temas de relevo como O Papel do rio na cozinha do Alentejo, As oportunidades do uso do peixe de rio na restauração, A história do pescado do rio Guadiana e a sua influência na cultura regional, bem como as Técnicas culinárias aplicadas ao peixe de rio. A apresentação está a cargo do chefe José Júlio Vintém e de Paulo Amado, fundador das Edições do Gosto. 

A programação completa da Mostra Gastronómica de Peixe do Rio estará disponível no website da Câmara Municipal do Alandroal – www.cm-alandroal.pt e na página de Facebook do Município do Alandroal.

Edições do Gosto

Newsletter EG

Faça parte da comunidade gastronómica.

Junte-se à Comunidade Gastronómica EG

* obrigatorio