Inteligência Artificial ao serviço da restauração

Transformar o setor da restauração através da inteligência artificial (IT) é o lema da haddock que se propõe a fazer um controlo seguro dos custos de um restaurante a partir de uma plataforma que extrai informações de faturas e notas de entrega com recurso a uma simples fotografia. Além disto, os utilizadores da plataforma têm ainda acesso a informações importantes, como a capacidade de reconhecer aumentos de preços nos produtos que compram aos seus fornecedores e o conhecimento do custo de todos os pratos do menu. “De forma simples, a haddock vem permitir aos proprietários dos restaurantes ter o controlo total do seu negócio e dedicar tempo ao que realmente importa: o cliente”, explica Arnau Navarro, CEO da haddock e um dos co-fundadores deste projeto — nascido em plena pandemia — juntamente com os colegas e amigos Pol Rosell, COO e Carlos Marchal, CTO. Com apenas 26 anos de idade, o empreendedor espanhol, já conta com mais de nove anos de experiência no mundo das startups. Haddock é o seu primeiro trabalho no campo da restauração e além de Espanha e Portugal, já marca presença no mercado da América Latina.

De forma sucinta, a haddock ajuda a gerir o controlo dos custos dos restaurantes através de inteligência artificial. De que forma funciona o software?

A haddock é um SaaS, ou seja, um Software as a Service que conta, por isso, com a inteligência artificial para uma melhor performance da plataforma. Contamos com um software único na Europa, sendo que recorremos à tecnologia OCR, Optical Character Recognition, e à Inteligência Artificial, para extrair a informação das faturas e notas de entrega, para que fiquem armazenadas e organizadas na plataforma, com o objetivo de fornecer uma visão geral do negócio ao seu proprietário. Esta é uma solução única no mercado que irá permitir digitalizar processos outrora manuais e tradicionais que levavam muito tempo. O nosso objetivo é contribuir para transformar o setor da restauração através da profissionalização do day by day de proprietários, e acreditamos que o nosso software vem permitir-lhe dar esse passo e fazer crescer o seu negócio.

A ideia é oferecer mais facilidade ao utilizador e que este perca menos tempo na tarefa de gerir custos. Que outros benefícios tem quem utiliza a haddock?

A haddock reúne uma série de possibilidades que, acima de tudo, esperamos que possam contribuir para o crescimento do setor da restauração em Portugal. São muitos os restaurantes típicos em Portugal onde a tradição é visível, não só na sua oferta gastronómica, mas também na forma de conduzir o negócio, pelo que a transformação de processos pode fazer toda a diferença. A digitalização de tarefas ditas básicas do dia a dia de um proprietário de restaurante vem permitir-lhes melhorar o seu negócio e poder decidir sobre ele com base em informações atualizadas, organizadas, disponíveis a partir de qualquer dispositivo. Graças à haddock, é possível digitalizar as faturas e notas de entrega enquanto controlam as variações de preços dos produtos que compram aos seus fornecedores. Agora, com o novo módulo dinâmico de cálculo de custos, podem ainda acompanhar o custo de todos os pratos do seu menu em tempo real.

Como é que a haddock chegou ao mercado português e porquê?

Numa altura da minha vida em que vivi em Portugal, e depois de passar algum tempo a conhecer o ambiente português dentro do acelerador From Start To Table, percebi que as necessidades do mercado são comuns às do no mercado espanhol, pelo que entendemos que podíamos oferecer uma solução que podia ser muito bem recebida dentro do setor. Além disso, a proximidade geográfica e a forte cultura gastronómica do país fizeram com que expandir-nos para Portugal fosse a escolha certa. Desde que lançámos em Espanha que temos vindo a crescer exponencialmente, contando, atualmente, com mais de 400 restaurantes que encontraram em nós a solução que precisavam para fazer crescer os seus negócios e acreditamos que em Portugal não será diferente, pelo que estamos confiantes com a nossa decisão.

De forma simples, como funciona a plataforma?

Através da haddock, e com apenas uma fotografia, os proprietários de restaurantes podem digitalizar as inúmeras faturas e notas de entrega e aceder-lhes a partir de qualquer dispositivo. Através do nosso software, extraímos a informação dos documentos para que o utilizador possa ter uma visão global do seu negócio. Além disso, os utilizadores da plataforma têm ainda acesso ao módulo de “Produtos” que lhes permite reconhecer aumentos de preços nos produtos que compram aos seus fornecedores, o que é único no mercado. Adicionámos, recentemente, um novo módulo dinâmico que permite selecionar os ingredientes automaticamente graças à digitalização das faturas e conhecer o custo de todos os pratos do menu com uma atualização em tempo real. A nossa plataforma está também integrada com terminais POS, pontos de venda, para recolher informação de vendas e cruzá-la com as despesas. Além destas funcionalidades, a haddock, assegura o acesso a uma lista de todos os seus fornecedores, permite reconciliar documentos e ainda adicionar a folha de pagamentos dos seus empregados. De forma simples, haddock vem permitir aos proprietários dos restaurantes ter o controlo total do seu negócio e dedicar tempo ao que realmente importa: o cliente.

Temos três tipos de planos disponíveis, mas adaptamo-nos às necessidades de cada restaurante que se interessa pela nossa solução. Em primeiro lugar, temos especial atenção às prioridades dos restaurantes, ao seu volume de documentos, à dimensão da sua equipa e aos seus planos de crescimento, e depois, com base nessa informação, oferecemos o plano que melhor se adequa a cada caso. No caso de cadeias com vários restaurantes, adaptamos o plano às suas condições e necessidades.

Como podem os restaurantes portugueses chegar até ao vosso serviço?

Utilizamos várias plataformas para comunicar haddock como uma solução eficaz, jovem e disruptiva que assegura que o proprietário do restaurante delega tarefas de gestão à nossa plataforma para que possa concentrar-se no que realmente importa: o cliente. É possível encontrar-nos em todas as redes sociais, no nosso website e, esperemos, em breve no boca-a-boca de muitos restaurantes em Portugal.

Em que mercados se encontram atualmente?

Além do mercado original em Espanha e em Portugal, já temos clientes no México e na Colômbia e já abrimos mercados noutros países da América Latina, tais como Equador, Peru, Costa Rica e Chile, onde queremos dar a conhecer e a experimentar a nossa solução eficaz para o controlo de custos.

Que novidades têm planeadas para um futuro próximo?

Para já, estamos focados em melhorar continuamente a nossa plataforma para podermos ir sempre adaptando o nosso serviço às necessidades e exigências de clientes e do próprio mercado. Criámos recentemente uma versão mais simples, mais intuitiva, e orientada para dar prioridade ao processo de tirar uma fotografia dos documentos a serem digitalizados. Por outro lado, incorporámos novas integrações com POS para que os utilizadores possam ligar as suas vendas com haddock e ter uma visão real do estado do seu negócio. Agora e no futuro, iremos sempre incorporar melhorias no módulo de Produtos para melhorar a experiência do utilizador, com quem falamos de forma recorrente para oferecer algo que se ajuste ao seu negócio e que resolva as suas necessidades. Além disso, desenvolvemos uma funcionalidade que nos permite calcular o custo total de cada prato de forma automática, tendo em conta o preço dos produtos existentes na plataforma, uma novidade que marcará um antes e um depois no setor da restauração. Acima de tudo, queremos melhorar sempre o nosso serviço para podermos crescer de forma sustentada e ser reconhecidos como aliados estratégicos do setor da restauração.

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