Final do Chefe Cozinheiro do Ano 2022 acontece a 29 de junho na FIA

O concurso Chefe Cozinheiro do Ano 2022, o maior e mais importante concurso de cozinha para profissionais em Portugal, tem a sua Final Nacional marcada para o dia 29 de junho na FIA Lisboa. As inscrições para assistir ao concurso são gratuitas e podem ser feitas aqui.

Após a realização das 3 Etapas Regionais, em que estiveram a concurso 18 concorrentes foram apurados Ana Magalhães do SixSenses Douro Valley, em Lamego, Fábio Santos do Restaurante Landeira, em Tomar, Helena Castro do Antiqvvm, no Porto, Manuel Pires do Santa Maria Petisca Ria, em Faro, Nuno Ferreira do Bairro Alto Hotel, em Lisboa e Pedro Larcher do Atelier Henrique Sá Pessoa, em Lisboa.

Na Final Nacional os concorrentes irão cozinhar e apresentar o seu menu composto por entrada (produto do mar), prato de peixe (bacalhau da Noruega), prato de carne, prato tradicional de tabuleiro e sobremesa. Segundo o regulamento do concurso, o menu “deverá defender e preservar as raízes da gastronomia tradicional portuguesa, os produtos e matérias-primas de origem nacional”.

Além do título de Chefe Cozinheiro do Ano 2022 atribuído ao concorrente que obtiver maior pontuação na Final Nacional serão também atribuídas as distinções Helmut Ziebell, designado ao prato e concorrente que reúna consenso no júri pela sua criatividade, o prémio Virgílio Nogueiro Gomes, atribuído ao prato que revele com maior evidência a evolução da Cozinha Portuguesa e o Prémio Sustentabilidade Makro, atribuído ao concorrente que revele maior atenção e compromisso com práticas de sustentabilidade durante a sua prova.  

FÓRUM PENSAR COZINHA

Tal como aconteceu na edição passado, ao mesmo tempo que o concurso irá decorrer o fórum Pensar Cozinhar que terá um programa recheado de nomes da área da gastronomia para apresentações, conversas e demonstrações de cozinha, sob o tema Artesanato Culinário.

WEBSÉRIE CCA

Para acompanhar a fundo a 33ª edição do concurso foi lançada uma websérie composta por quatro episódios. O primeiro episódio pode ser visto aqui. O 2º episódio tem data de estreia a 21 de Junho e o 3º episódio a 28 de Junho.

O concurso Chefe Cozinheiro do Ano 202 tem como Patrocinadores Principais Makro, Bacalhau da Noruega, NX Hotelaria, ICEL e Estrella Damm. Os Patrocinadores são Bom Sucesso, LAVA, Costaverde e Esporão. Os Parceiros são a SARA – HACCP Digital, Prochef, Alug’Aqui, Rational e Bonduelle Food Service. Conta com o Apoio das Escolas do Turismo de Portugal, ACPP, Chaîne des Rotisseurs e Rede-T. Tem a organização da INTER Magazine e das Edições do Gosto.  

Edições do Gosto

Newsletter EG

Faça parte da comunidade gastronómica.

Junte-se à Comunidade Gastronómica EG

* obrigatorio