Silvestre X KRUG

Rui Silvestre cozinhou com arroz para a Krug. A marca de champanhe promove um conjunto de jantares onde a criatividade do chefe parte do arroz. 

Toca-nos a paz do Algarve em época descendente no ano, altura em que mais se ouve a natureza e o lamento dos promotores turísticos. Já foi pior, uma vez que se foi construindo alternativa à época baixa, jogando o golfe um grande papel. O Monte Rei que joga cartas fortes nessa área tem o que é preciso. Natureza, paisagem, hotel e vilas, comida de excelência. Salvador Lucena é o homem forte por detrás do andamento geral e Rui Silvestre nas comidas. O director geral e o chefe executivo, respetivamente. 

Ambiente sereno, noite já caiu e ecoa o som calmo da música clássica, tocada ao vivo. O Rui mostra-nos a magnífica cozinha que desenhou com a NX Hotelaria. Ambiente calmo, a rimar com o dos jardins ao qual regressaremos daqui a pouco. O Rui pensou em todos os pormenores. Tem nível mundial e a equipa apresenta-se descontraída. Há cerca de três dezenas de pessoas para agradar hoje, vai ser “canja” de arroz. Foi fácil, podia ter sido canja, mas não foi. 

Há subtilezas de origem na cozinha do Rui Silvestre. Não se diria que a este homem do Norte lhe toca África, mas sim. Mistura Moçambique de onde também tem origem com Marrocos. Navega entre o Algarve e o resto do país e navegou bem. 

A Krug foi fundada em 1843 por Joseph Krug, apresentando-se como “a primeira e ainda única Maison de Champagne a criar apenas champagnes de prestígio de forma ininterrupta desde a sua fundação” e apresentou entre outros a Krug Grande Cuvée 170ème Edition  e o  Krug Rosé 26ème Edition. 

Vejamos agora a estatística. A marca Krug leva a cabo este desafio que tendo por base um single ingredient, neste ano o arroz, colocou 26 nacionalidades em livro, envolvendo 75 chefes com 78 estrelas Michelin. Da experiência nasceu o livro Krug X Rice onde se pode também encontrar o Rui Silvestre e o Rui Paula, os dois embaixadores de Portugal. 

Texto: Paulo Amado

Foto: DR

Edições do Gosto

Newsletter EG

Faça parte da comunidade gastronómica.

Junte-se à Comunidade Gastronómica EG

* indicates required
Área de profissão *