Entrevista a Mauro Loureiro, chefe do D’NX Gastronomic Lab e da NX Academy

A NX Hotelaria é uma empresa especialista em projetos, instalação e manutenção de equipamentos hoteleiros. Foi fundada no ano de 2012 por Manuel e Ricardo Martins, pai e filho, e está sediada em Almada. No seu portfólio de clientes conta com restaurantes como o Belcanto, a Casa do Gadanha, o G Pousada, o Ó Balcão, o Nómada e o Vistas Rui Silvestre

Desde há um ano, o grupo conta com Mauro Loureiro como chefe executivo, que ao longo da sua carreira passou por restaurantes em França, Holanda e Portugal. A sua chegada coincidiu com a nova oferta do grupo que a partir da NX Academy e do D’NX Gastronomic Lab, oferece aos seus clientes a possibilidade de ter formações e workhops de cozinha e equipamentos representados pela empresa, bem como, a realização de eventos exclusivos e feitos por medida.

Falámos com o chefe para saber mais sobre os novos projetos e planos de futuro.

A NX Hotelaria inaugurou recentemente dois conceitos: NX Academy e D’NX Gastronomic Lab. O que os distingue?

A NX Hotelaria tem como seu core business a construção de cozinhas. Grande parte dos projetos são direcionados para a alta gastronomia. Para melhorar a sua oferta e o serviço ao cliente, criou a NX Academy. Quando a obra é adjudicada, o cliente encontra na NX Academy o local para fazer os testes necessários à carta que vai implementar no seu novo espaço e ter formação sobre todos os equipamentos que adquiriu. É também um espaço multifacetado onde se realizam workshops e showcookings, direcionados para o público em geral, e também masterclasses, mais direcionadas para o setor da hospitalidade. Estas serão ministradas pelos embaixadores da NX Hotelaria e por mim, chefe executivo. Temos ainda formações dinamizadas mensalmente pelas marcas que de que somos os representantes exclusivos, e que estão acessíveis não só aos nossos clientes mas também a todos os interessados.

Já o D’NX Gastronomic Lab, que partilha o espaço com a NX Academy, tem no seu propósito a realização de eventos exclusivos associados a marcas premium. Neste caso, o mote são os prazeres da mesa, o reforço das marcas e a arte de bem servir. Em suma, as formações ocorrem no âmbito da NX Academy, enquanto que os eventos se realizam com a chancela da D’NX Gastronomic Lab.

Fala-nos do jantar de apresentação do D’NX Gastronomic Lab que aconteceu recentemente e contou com um menu a quatro-mãos com o chefe Miguel Rocha Vieira.

A Möet et Chandon desafiou-nos a realizar um evento denominado “Toast for a Cause”, cujo propósito é angariar fundos, na época de Natal, para uma causa nobre, que este ano reverteu para a Liga Para a Proteção da Natureza. O timing deste convite coincidiu com a conclusão das obras da D’NX Gastronomic Lab, pelo que foi com agrado que associámos o arranque do projeto a valores tão dignificantes que também fazem parte do nosso ADN. Por este motivo, tínhamos a responsabilidade de fazer um evento grandioso e para isso nada melhor do que fazê-lo a quatro mãos com um amigo de longa data e com uma relação estreita com a NX.  Quando iniciei o meu caminho pelo mundo gastronómico, o Miguel já era reconhecido e era um dos chefes que me inspirava. Por isso, foi um prazer e uma honra, preparar este evento, desde a elaboração do menu até à concretização do mesmo. Trabalhar com o Miguel é extremamente fácil, pois é uma pessoa afável e criativa e a nossa sinergia funcionou muito bem. 

O evento superou todas as expectativas, pois esgotou rapidamente e teve uma lista de espera considerável. O menu balanceou entre o percurso do Miguel e o meu, assente numa cozinha de produto elaborada com uma técnica de rigor. 

Onde é que a NX Hotelaria se pretende inserir com esta espaço?

Este espaço tem como principal objetivo complementar, melhorar e acrescentar valor ao trabalho que a NX Hotelaria desenvolve desde há uma década. Trabalhamos para que a nossa cozinha transpareça respeito pela sazonalidade, pelo produto e onde se reflete o meu percurso e todas as influências que absorvi ao longo deste caminho. Não queremos ter uma etiqueta exclusiva de fine dining, cozinha tradicional ou comida de conforto, queremos sim dignificar todo o trabalho que fazemos, seja ele em que registo for.

Podes desvendar alguns eventos futuros?

A programação da D’NX Gastronomic Lab é muito eclética. Estamos a organizar eventos para a Cartier, Ferrari e James Martin’s. Estão programados jantares a quatro mãos com chefes nossos amigos em que as estrelas serão a cerveja e a francesinha. Vamos receber também um jantar da Ordem da Cabidela e o movimento Lispstick on Glass está na nossa programação com regularidade. O nosso propósito é enaltecer o setor da hospitalidade e todos os seus atores.

Que balaço fazes deste primeiro ano à frente da oferta gastronómica do Grupo NX?

Estar à frente de um projeto com esta envergadura é um desafio que se reveste quer de honra como de responsabilidade. É um trabalho muito desafiante pela sua diversidade. Nas últimas semanas, estivemos presentes na feira internacional Sirha Lyon, fizemos jantares a quatro mãos para marcas premium, inaugurámos o Son of a Burguer no Estádio da Luz e marcámos presença na Lisbon Food Affair. Ter a responsabilidade de melhorar a formação dos profissionais para maximizar a tecnologia presente nas cozinhas no tecido da hospitalidade em Portugal é um trabalho único e que tenho a perceção e responsabilidade de que pode deixar um legado importante, pois o resultado do trabalho de formação reflete-se ao longo do tempo e não no momento.

Foto: NX Hotelaria

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