“Pão com Cenas. Street Food à Portuguesa”, um livro de Sérgio Garcês

Sérgio Garcês não é um cozinheiro com um percurso típico. Formou-se e trabalhou durante muitos anos na área da engenharia biotecnológica e fez investigação em áreas como segurança alimentar, microbiologia e química dos alimentos. Só mais tarde se apaixonou pelo mundo da cozinha e tirou um curso na Le Cordon Blue, passando por alguns restaurantes em Espanha e Portugal.

Empreendedor, criou em 2015 a marca de gelados Colé – Picolés Artesanais e, dois anos depois, abriu o seu primeiro restaurante Gazpaxo, em Lisboa, focado em comida da América Latina. Em 2021, depois de trabalhar com chefe privado, criou a Tasty Spoon, uma food truck para eventos onde cabem múltiplos conceitos, desde a cozinha mexicana à tailandesa passando pela espanhola, entre outras. “A ideia foi colocar o conhecimento que trazia do fine dinning e do Gazpaxo para ter um conceito aberto e que se adapta às necessidades de cada evento e público”, explica.

O sucesso da food truck foi tanto que agora as receitas mais pedidas pelos clientes, e também as suas favoritas, estão agora à disposição dos portugueses no recente livro “Pão Com Cenas. Street Food à Portuguesa”, editado pela Cooking Stories.

A ideia para o livro surgiu por acaso, quando Sérgio organizava as fichas técnicas das suas receitas. Entusiasmado pela ideia, tratou de selecionar 21, onde se destacam algumas bem portuguesas e outras internacionais como a sandes do Cachaço, o rolo de Francesinha, a pita de borrego, a chapati de couve flor, o pastrami on Rye e a Sloppy Joes. Em todas elas há um elemento comum evidente e que dá nome ao livro: o pão. “É algo  importantíssimo na nossa cultura e gastronomia. Tem havido uma recuperação do pão com qualidade (embora que grande parte das vezes longe daquilo que são os nossos pães) e o abrilhantamento das humildes sandes com produtos e receitas mais cuidados.”

O livro está disponível para venda aqui e nas livrarias habituais.

Edições do Gosto

Newsletter EG

Faça parte da comunidade gastronómica.

Junte-se à Comunidade Gastronómica EG

* indicates required
Área de profissão *