“Negócios Temperados com Paixão” é uma websérie da makro Portugal, que tem como protagonistas histórias de famílias da restauração que, de geração em geração, mantêm o sucesso e o legado familiar. O primeiro episódio, disponível no canal de Youtube da marca, retrata a história de Mário, Celina e a filha Nikita Polido, na Casa Celmar, na Aldeia do Meco.
Especialmente criada pela empresa, todos os episódios assumem como protagonistas alguns dos seus clientes mais icónicos no setor da gastronomia. Negócios e histórias de famílias que, de geração em geração, mantêm o sucesso e o legado familiar, são-nos apresentados nestes episódios como testemunhos de dedicação, adaptação e resiliência.
A Casa Celmar, na Aldeia do Meco, é a protagonista do primeiro episódio. O restaurante criado por Mário e Celina Polido há mais de quatro décadas, hoje está entregue à filha dos fundadores, a chefe Nikita Polido. O casal aventurou-se no setor da restauração com 21 e 17 anos, respetivamente. Aprenderam com o tempo a arte do negócio e a de bem servir. “Logo no começo, éramos nós que pescávamos o peixe que servíamos”, diz a dada altura Celina. A clientela foi sendo conquistada e, com o tempo, mais pratos, sempre bem portugueses, foram sendo acrescentados ao menu.
Nikita, que cresceu dentro do Celmar, desce cedo habituou-se ao bom produto. Pela aproximação ao negócio da restauração, assim que ganhou asas, foi estudar Engenharia Geológica. Pouco tempo depois percebeu que não havia como fugir do negócio da família. Não pela responsabilidade mas pela paixão à cozinha. Depois de estudar, partiu para Barcelona – decisão que surpreendeu os pais – e passou por espaços como o Hotel W e pelo La Barra de Carles Abellan.
Mais recentemente, foi lá que ficou até decidir voltar a Portugal e acordar com os pais dar continuidade ao negócio. A chefe pegou na história mas não a apagou. Pelo contrário. Listou pratos icónicos da casa e deu-lhes modernidade, valorizando os produtos locais e as técnicas que entretanto aprendera. Outra decisão importante por parte da filha dos fundadores foi a de desde o início do ano, apenas abrir o restaurante uma vez por mês, dedicando-se no restante tempo a eventos privados e de catering.
O segundo episódio da websérie vai contar a história da família Cavaleiro, das Pastelarias Afonso, em Tentúgal.