Os eventos da Ordem da Cabidela estão de volta e vão percorrer o país de norte a sul. O movimento com mais de 1000 membros nasceu em 2016 pelas mãos das Edições do Gosto.
Entende-se por cabidela um guisado que incorpora sangue de animal, mas o conceito não se extingue aqui. Há tradição na forma de fazer, mas também existe espaço para a sua reinvenção.
Respeitando a mescla entre a tradição e a inovação, a Ordem da Cabidela surge como forma de celebrar este prato tradicional português. É um elogio a tão adorada iguaria, em que são alvo de distinção, no grau de cavaleiros, os seus fiéis seguidores, com direito a cerimónia de entronização.
“A Ordem da Cabidela é a celebração da gastronomia. Já somos mais de um milhar de pessoas a aceitar a cabidela como metáfora e a ter participado num destes momentos em que diferentes chefes de cozinha se juntam para partilhar a boa gastronomia, com criatividade e diversão”, afirma Paulo Amado, diretor das Edições do Gosto.
Este ano, os eventos tiveram início a 11 de maio, na Quinta do Monte d’Oiro, em Alenquer, com o chefe João Simões, do restaurante Casta 85. A próxima iniciativa acontece no Restaurante Muralhas, em Leiria, do chefe João Cordeiro, já a 20 de junho. O terceiro e quarto jantares têm lugar no Restaurante Porinhos, em Fafe, do chefe Diogo Novais Pereira, a 18 de setembro e no Restaurante Numa, em Portimão, do chefe Nuno Martins, a 11 de outubro. A 7 de novembro, Oeiras recebe o penúltimo jantar da iniciativa no Restaurante Zé Varunca. O derradeiro jantar da Ordem acontece a 9 de dezembro, na Casa Chef Victor Felisberto, do chefe Victor Felisberto, em Abrantes.
CABIDELA, UM MOVIMENTO
Por convite ou aquisição, os comensais marcam presença nos jantares e são ordenados “Cavaleiros da Ordem da Cabidela”, recebendo uma “pena” prateada, num colar vermelho que simboliza e concretiza a sua entronização.
Um evento Ordem da Cabidela é um momento para celebrar a gastronomia em ambiente descontraído e informal. Cada chefe anfitrião é desafiado a convidar um conjunto de chefes para preparar um menu onde se inclui a tradicional cabidela e também outros pratos inspirados na iguaria homenageada, desde as entradas à sobremesa. Durante o evento, acontece a entronização e o momento de todos juntos, pela gastronomia gritarem: Pela Ordem!
Recorde-se que as reservas deverão ser feitas junto de cada restaurante. Os chefes convidados e respetivos menus vão sendo anunciados mais perto das datas de cada evento, na página oficial da Ordem da Cabidela, em egosto.pt/ordem-da-cabidela e nas redes sociais do evento em @ordemdacabidela.
Detalhes dos jantares da Ordem da Cabidela em 2024:
11 Maio | Alenquer | 12h
Quinta do Monte d’Oiro
Anfitrião: João Simões
Reservas: 915 761 911
20 Junho | Leiria | 20h
Restaurante Muralhas
Anfitrião: João Cordeiro
Reservas: 244 032 138
18 Setembro | Fafe | 20h
Restaurante Porinhos
Anfitrião: Diogo Novais Pereira
Reservas: 253 492 132
11 Outubro| Portimão | 20h
Restaurante Numa
Anfitrião: Nuno Martins
Reservas: 282 432 454
7 Novembro | Oeiras | 20h
Restaurante Zé Varunca
Reservas: 214 411 839
9 Dezembro | Abrantes | 20h
Restaurante Casa Chef Victor Felisberto
Anfitrião: Victor Felisberto
Reservas: 931 737 898
A Ordem da Cabidela é um projeto das Edições do Gosto. Tem o Patrocínio do Arroz Bom Sucesso, da ICEL e da Vinalda.
Foto: Humberto Mouco