É já no próximo dia 5 de novembro que acontece na Escola de Hotelaria de Lisboa, a regional ibérica do concurso ‘S.Pellegrino Young Chef Academy’, iniciativa global para descobrir e guiar os jovens chefes mais promissores e talentosos. No mesmo dia, decorre o Brain Food Forum, um ciclo de três conversas com chefes portugueses e espanhóis. A entrada é gratuita, mediante inscrição prévia.
José Avillez, do Belcanto (duas estrelas Michelin) em Lisboa, Luís Brito, do A ver Tavira (uma estrela Michelin) em Tavira, Quique Dacosta, do Quique Dacosta Restaurante (três estrelas Michelin) em Alicante, Martina Puigdevall, do Les Cols (duas estrelas Michelin) em Girona, Rui Silvestre, do Fifty Seconds (uma estrela Michelin) em Lisboa, Carito Lourenço, do Fierro (uma estrela Michelin) em Valência e Filipe Carvalho, do JNcQUOI em Lisboa, vão falar sobre temas como a “Identidade”, o “Ambiente de trabalho” e o “Trabalho de equipa”.
O Brain Food Forum decorre das 17h às 18h e o seu acesso é livre. Basta inscrever-se previamente aqui. Os lugares são limitados.
O CONCURSO
O Concurso S.Pellegrino Young Chef Academy 2024-25 acolhe jovens chefes que desejam desafiar-se a si próprios e às suas capacidades, ao mesmo tempo que ganham visibilidade global. Este concurso é muito mais do que uma competição de cozinha. Participar significa juntar-se ao ambicioso projeto da S.Pellegrino Young Chef Academy, um projecto que promete tornar o mundo um lugar melhor, através da comida.
Nesta final ibérica, os finalistas (e seus respectivos restaurantes e mentores) são os seguintes:
– Alessandro Bartoli (AC Victoria Suites, Barcelona, Espanha), mentor Ricard Camarena;
– Francisco Avalada (A Ver Tavira, Tavira, Portugal), mentor Luís Brito;
– Javiera Araya Carrera (El molino de Urdaniz, Navarra, Espanha), mentor Francisco Fernandez;
– Pablo Blázquez (Eunice Hotel Gastronómico, Salamanca, Espanha), mentor José Manuel Pascua;
– Christian Mor (La Era de Los Nogales, Huesca, Espanha), mentor Antonio Rodriguez;
– Jasone Labayru (El Paladar By Zuriñe García, Bilbau, Espanha), mentor Zuriñe García;
– José Maria Borrás (Villarroel Agroturismo Santa Mariana, Islas Baleares, Espanha), mentor Andreu Genestra;
– William Saavedra Juchani (Restaurante Ambivium, Valladolid, Espanha), mentor Cristóbal Muñoz;
– Cristina Gómez Manarel (Fierro, Valência, Espanha), mentor Carito Lourenço;
– Loris Falzone (Lasarte, Barcelona, Espanha), mentor Paolo Casagrande.
A Final Regional Ibérica conta com um painel de jurados de luxo: Quique Dacosta, José Avillez, Martina Puigvert Puigdevall e Rui Silvestre.
Os vencedores regionais competirão no evento Grand Finale para ganhar o S.Pellegrino Young Chef Academy Award 2024-25. Para arrecadarem o título, os chefes devem impressionar o Grande Júri global – um painel estimado de chefes de renome internacional – demonstrando capacidades técnicas inigualáveis, bem como, criatividade no seu menu. O vencedor deve também demonstrar uma forte convicção pessoal relativamente à gastronomia, para convencer o júri da sua capacidade de se tornar um catalisador de mudanças positivas. Na última edição, o chefe português Nelson Freitas triunfou, tendo sido considerado o melhor chefe do mundo com menos de 30 anos.
Para saber mais sobre a iniciativa, visite: www.sanpellegrinoyoungchefacademy.com.