Alexandra Prado Coelho vence Prémio Armando Fernandes

Alexandra Prado Coelho, jornalista do Jornal Público, venceu a 1.ª edição do Prémio Armando Fernandes, pelo trabalho desenvolvido na área da gastronomia. Esta distinção, criada pelo Festival Nacional de Gastronomia de Santarém e pelas Edições do Gosto, trata-se de uma homenagem ao autor e investigador bragançano tornado escalabitano, falecido em 2023.

O prémio trata-se de uma homenagem a Armando Fernandes e à sua obra. É um prémio anual, com um júri coordenado por Paulo Amado, fundador das Edições do Gosto, com entrega no Festival Nacional de Gastronomia de Santarém. Procura destacar pessoas e instituições, em qualquer área, da produção à restauração e que se tenham destacado pelo seu válido contributo a uma ideia de conhecimento e fomento do crescimento do todo que é a gastronomia.

Ao lado de Paulo, no júri, que atribuiu o prémio deste ano estiveram a investigadora Olga Cavaleiro, a jornalista Cláudia Lima de Carvalho e o chefe Rodrigo Castelo. “Queríamos alongar a memória, elogiar a pessoa e agradecer, destacando uma pessoa anualmente”, afirmou o responsável.

Alexandra Prado Coelho nasceu em Lisboa. Jornalista do Jornal Público desde a sua fundação em 1990, começou na secção Internacional, onde relatou sobre várias partes do mundo, da Europa, ao Médio Oriente, Rússia ou Afeganistão. Passou pela secção de Cultura, onde escreveu sobre cinema, teatro, arquitetura, design e literatura. Em 2011 chegou à área da alimentação – dos produtores aos restaurantes, das novas tendências gastronómicas à saúde. É um dos nomes do jornalismo gastronómico em Portugal, cobrindo os diferentes géneros jornalísticos, destacando-se a reportagem e a entrevista.

Foto: Fábio Plácido/EG

Edições do Gosto

Newsletter EG

Faça parte da comunidade gastronómica.

Recebe a Newsletter Manja

* indica obrigatório