O desafio é simples: escolher um restaurante pelo qual se fariam incontáveis quilómetros para ter o gosto e a oportunidade de provar uma certa iguaria. Na nova edição da rubrica “Faço quilómetros para”, convidámos Ana Carrilho, azeitóloga e Head of Olive Oil Business Unit do Esporão. Eis as suas respostas.
Um restaurante?
O Restaurante Bagá, em Jaén, Espanha, liderado pelo chefe Pedro Sánchez, tem um compromisso claro com os produtos locais, e o azeite virgem extra ocupa um papel de destaque na sua cozinha. Mais do que um simples ingrediente, o azeite virgem extra é tratado como uma base essencial para realçar sabores e criar experiências gastronómicas memoráveis.
Seja numa entrada leve e refrescante, num prato principal confitado e suculento, ou até numa sobremesa inovadora e surpreendente, o azeite não está lá apenas para complementar – ele é protagonista. O Bagá explora o azeite virgem extra de forma criativa, respeitando a sua complexidade aromática e textural, fazendo com que cada prato conte uma história do terroir andaluz.
Um prato?
O “Tomate encurtido com AOVE” é uma entrada simples e refrescante que celebra a qualidade dos ingredientes locais. Tomates maduros são fatiados e temperados generosamente com azeite virgem extra, flor de sal e ervas frescas, permitindo que o sabor frutado e picante do azeite virgem extra brilhe.
A “Cococha de atún, su jugo y emulsión de cítricos com AOVE (Azeite Virgem Extra)” conta com uma textura sedosa das cocochas de atum envolvidas no seu próprio suco, intensificando o sabor do mar. A emulsão de cítricos traz frescura e equilíbrio, enquanto o azeite virgem extra confere cremosidade e realça os aromas naturais, criando um prato delicado e harmonioso.
Já a “Duenelle de helado de AOVE (Azeite Virgem Extra), crema de naranja amarga y chocolate” é uma sobremesa sofisticada onde o gelado de azeite virgem extra se destaca pela sua textura cremosa e notas frutadas. O creme de laranja amarga adiciona um contraste cítrico e ligeiramente ácido, equilibrando a untuosidade do azeite. O toque final de chocolate traz profundidade e intensidade, criando uma harmonia perfeita entre doçura, amargor e frescura.
Quem recomenda?
Ana Carrilho, azeitóloga e Head of Olive Oil Business Unit do Esporão.
Onde comer?
Morada:
C. Reja de la Capilla, 3, 23001 Jaén, Espanha
Foto: Esporão