Profissional do futuro: João Costa

Falámos com João Costa, vencedor em 2015 da categoria Cozinha Makro do Jovem Talento da Gastronomia e do prémio JTG ‘Modernidade e Tradição’ em 2018. Desde que ganhou o concurso, João do Euskalduna Studio tem tido um percurso crescente, sendo um dos elementos originais da equipa de Vasco Coelho Santos no restaurante portuense. 

Os primeiros passos na área foram no restaurante do pai, em Lamego, onde ganhou paixão pela cozinha. Curioso, decide inscrever-se na Escola de Hotelaria e Turismo de Douro-Lamego e durante esse período estagia no Vidago Palace Hotel e no Altis Belém Hotel. É nessa altura que decide concorrer à categoria Cozinha Makro do Jovem Talento da Gastronomia 2015 e ganha a competição. 

“O JTG é um concurso que te dá alguma visibilidade e, enquanto jovem cozinheiro, dá também motivação e confiança para continuar a trabalhar e a crescer”, comenta o cozinheiro. 

Logo após concluir o curso e vencer o JTG, João foi convidado pelo chefe Vasco Coelho Santos a integrar o projeto Euskalduna Studio, onde se mantém desde 2016. Em 2018, voltou aos concursos e venceu o prémio JTG ‘Modernidade e Tradição’, uma competição entre antigos vencedores do concurso Jovem Talento de Gastronomia. 

As inscrições para a edição 2021 do Jovem Talento da Gastronomia decorrem até ao dia 19 de novembro no site https://egosto.pt/jovemtalentodagastronomia/inscricoes.

Edições do Gosto

Newsletter EG

Faça parte da comunidade gastronómica.

Junte-se à Comunidade Gastronómica EG

* obrigatorio