Estamos à procura do CCA 2022

O concurso Chefe Cozinheiro do Ano está de volta e com inscrições abertas até ao dia 28 de fevereiro. Este que é o mais importante concurso para profissionais de cozinha em Portugal celebra em 2022 a sua 33ª edição.

Ao longo dos já 32 anos de existência, consagra anualmente chefes de cozinha de renome como são o caso de Vítor Matos, Luís Américo, António Loureiro, Henrique Sá Pessoa, João Rodrigues, Luís Gaspar e, mais recentemente, Hugo Alves. 

O desafio é dirigido a todos os profissionais de cozinha residentes em Portugal, com mais de 25 anos ou mais de 5 anos de experiência profissional comprovada. À semelhança de edições passadas, os concorrentes terão de apresentar a concurso um menu composto por quatro pratos: uma Entrada de mar, um Prato de Peixe (bacalhau), um Prato Tradicional de Carne em Tabuleiro e uma Sobremesa. 

De acordo com a organização: “Este é um concurso que continua a marcar a atualidade gastronómica nacional e a desafiar os cozinheiros e cozinheiras de Portugal a mostrarem o seu trabalho ao país. É um desafio que todos os anos é bem acolhido pela classe e que significa um marco importante na carreira de quem participa. É sinal que a nossa cozinha continua a apaixonar os milhares de profissionais por este país afora”.

A edição de 2022 dividir-se-á em três etapas regionais — que terão lugar entre abril e maio — e uma final nacional a acontecer em junho, cujos finalistas serão apurados com base nos resultados obtidos nas etapas regionais. O júri é presidido pelo chefe António Bóia, chefe de cozinha do JNcQUOI, em Lisboa.  

Quanto a prémios, além do título de Chefe Cozinheiro do Ano, ao prato que se classifique como o mais inovador da competição será atribuído, na final nacional, o Prémio Inovação Helmut Ziebell, em homenagem ao chefe com o mesmo nome — entre outros a designar. 

Inscrições e mais informações aqui: www.chefecozinheirodoano.pt 

Edições do Gosto

Newsletter EG

Faça parte da comunidade gastronómica.

Junte-se à Comunidade Gastronómica EG

* obrigatorio