Este ano, a 13ª Edição de “O Melhor Pastel de Nata” decorre em Oeiras, e volta a estar inserido na programação do 18º Congresso dos Cozinheiros, o maior encontro português de profissionais de cozinha. As inscrições já estão abertas e decorrem até 30 de junho.
Os estabelecimentos participantes no concurso devem possuir fabrico próprio e ter local de venda na Área Metropolitana de Lisboa, constituída por 18 municípios divididos pelas duas margens do rio Tejo.
Após a fase de inscrição, os estabelecimentos serão selecionados para a primeira fase de provas, onde serão apurados os 12 finalistas: nove da fase de apuramento + três primeiros classificados da edição anterior. Após a prova final, a realizar-se no Congresso dos Cozinheiros, serão anunciados os três primeiros classificados da edição.
Lembre-se que em 2021, o grande vencedor do concurso foi a Padaria da Né (Damaia), seguida da Pastelaria Aloma (Lisboa) e da Pastelaria Patyanne (Castanheira do Ribatejo), que ocuparam o segundo e o terceiro lugar, respetivamente.
Fundado em 2009 pelo jornalista Vicente Themudo de Castro e desde muito cedo apoiado pelo gastrónomo Virgílio Gomes, o concurso “O Melhor Pastel de Nata” rapidamente se tornou numa reconhecida distinção do mais famoso doce de Portugal.
Mais informações em www.melhorpasteldenata.pt.
Foto: Filipe Vera-Cruz