Confeitaria Glória vence O Melhor Pastel de Nata 2023 

A Confeitaria Glória, na Amadora, venceu a prova O Melhor Pastel de Nata de Lisboa. A final decorreu dia 25 de setembro, no Congresso dos Cozinheiros, nos Nirvana Studios, em Oeiras. Em segundo e terceiro lugar ficaram, respetivamente, a Padaria da Né e O Pãozinho das Marias. 

“Se estava a contar com a vitória? Sinceramente, sim, pensei nisso. Este é um projeto novo que abriu em julho deste ano e é o reconhecimento do trabalho que temos vindo a desenvolver”, comenta orgulhoso João Castanheira, proprietário da Confeitaria Glória e da marca de pastelarias Aloma, que nos anos de 2012, 2013 e 2015 venceu o mesmo concurso. “A receita é diferente, claro. Aliás, a Aloma concorreu este ano novamente e nem chegou ao pódio”, esclarece.

A avaliar a derradeira prova estiveram Wilson Honrado (Rádio Comercial), Catarina Amado (Edições do Gosto), Andreia Moutinho (Pasteleira), Domingos Soares Franco (Enólogo), António Marques Santos (Academia Portuguesa de Gastronomia), Teresa Castro (Pasteleira), Isabel Zibaia Rafael (Autora) e David Jesus (Cozinheiro e Padeiro). 

Segundo o presidente de júri, o gastrónomo Virgílio Nogueiro Gomes: “Esta foi uma final doce, como não poderia deixar de ser. E, no final, perante este júri, com os pastéis apresentados, os três primeiros lugares distinguiram-se na tabela”. 

Os membros do júri provam os pastéis de forma cega, sem saberem de que estabelecimento são, de forma a ser uma avaliação completamente isenta. Durante o momento de avaliação são pontuadas características como “Aspeto”, “Toque da massa”, “Sabor e consistência da massa”, “Recheio” e “Sabor global”. 

O desafio arrancou com a fase de inscrições, direcionada a estabelecimentos com fabrico próprio na Área Metropolitana de Lisboa e prosseguiu com as provas de apuramento. A grande final reuniu 12 finalistas e aconteceu hoje, no Congresso dos Cozinheiros. 

Os 12 estabelecimentos finalistas do Melhor Pastel de Nata 2023 foram os seguintes: 
  

  • Altis Belém Hotel & Spa, Lisboa 
  • Bread & Friends, Epic Sana Marquês, Lisboa 
  • Beira Rio – Restaurante e Pastelaria, Sintra 
  • Castro – Atelier de Pastéis de Nata, Lisboa 
  • Confeitaria Glória, Amadora 
  • Padaria da Né, Damaia 
  • Pastelaria 7 Desejos, Ericeira 
  • Pastelaria Açúcar Café, Massamá 
  • Pastelaria Aloma, Lisboa  
  • Pastelaria Casa do Padeiro, Pontinha  
  • Pastelaria O Pãozinho das Marias, Ericeira 
  • Pastelaria Patyanne, Castanheira do Ribatejo  

Na Zomato Portugal, pode encontrar uma rota com os finalistas e partir à aventura dos melhores pastéis de nata da Grande Lisboa em 2023. 

O Melhor Pastel de Nata foi lançado em 2009 pelo jornalista Vicente Themudo de Castro e é organizado pelas Edições do Gosto e por Virgílio Gomes. Tem como parceira a Câmara Municipal de Oeiras e como Patrocinador a Delta Cafés e a Derovo Group. Conta ainda com o Apoio da Zomato Portugal. 

Foto: Thays Peric

PUB

Edições do Gosto

Newsletter EG

Faça parte da comunidade gastronómica.

Junte-se à Comunidade Gastronómica EG

* indicates required
Área de profissão *