Nós As Pessoas: Lídia Brás

Nascida no nordeste transmontano foi viver para Vila Nova de Gaia com 12 anos. Estudou artes gráficas, fotografia e design mas desde cedo o “bichinho” da cozinha despertou a vontade de preencher o vazio que havia na sua vida profissional. É chefe de cozinha e proprietária do restaurante Stramuntana.

Qual a melhor forma de aliviar o stress após uma semana de trabalho?  

Passar tempo com a família e amigos; aliando, sempre que possível, passeios e viagens didáticas com gastronomia. Desfrutar de momentos de lazer com as pessoas mais próximas e em simultâneo acrescentar valor e conhecimento a nível pessoal.

O que fazes para descontrair e motivar a tua equipa? 

“O que posso fazer para vos ajudar?” É uma pergunta recorrente nas nossas reuniões/briefings. Das respostas que surgem paramos para rever pontos de melhoria e salientar os pontos positivos. Somos uma pequena família onde compreendemos que todos somos seres humanos, e tal como numa família devemos aceitar os dias menos bons de cada um, priorizando e enaltecendo os pontos positivos do dia-a-dia. Partilhar experiências, aportar conhecimento através de literatura ou até mesmo da internet, conversar sobre novas ideias ou possíveis temas que nos possam desenvolver enquanto profissionais. Sempre que possível, viajar e visitar em equipa; acredito que são formas de aquisição de conhecimento e em simultâneo de consistência num vínculo que se forma como equipa e como pessoas.

Qual o teu guilty pleasure gastronómico depois de um serviço desafiante?

Nada melhor do que terminar um serviço desafiante com um brinde. E, se possível, com champanhe, por favor!

Foto: Theo Gould

PUB

Edições do Gosto

Newsletter EG

Faça parte da comunidade gastronómica.

Junte-se à Comunidade Gastronómica EG

* indicates required
Área de profissão *