S. Pellegrino Young Chef Academy, o reconhecido concurso mundial direcionado a chefes com menos de 30 anos, está com inscrições abertas até 19 de junho, naquela que será a sua sexta edição. A fase regional Ibérica da competição passará por Lisboa no final do ano, com a organização a ficar a cargo das Edições do Gosto. O português Nelson Freitas foi o chefe vencedor em 2023.
Todos os jovens chefes com menos de 30 anos terão a oportunidade de se inscrever no site do concurso, aqui, apresentando a receita de um prato de assinatura que “comunique a sua visão pessoal, competências únicas e criatividade”. Tal como nas edições anteriores, a primeira fase de seleção será avaliada pela ALMA, a Escola Internacional de Artes Culinárias Italianas. A ALMA definirá uma lista restrita de jovens chefes que participarão nas Finais Regionais que terão lugar em todo o mundo durante o segundo semestre de 2024.
Os vencedores regionais competirão no evento Grand Finale para ganhar o S.Pellegrino Young Chef Academy Award 2024-25. Para ganhar o título, os chefes devem impressionar o Grande Júri global – um painel estimado de chefes de renome internacional – demonstrando capacidades técnicas inigualáveis, bem como uma verdadeira criatividade.
Durante o concurso, os candidatos também concorrerão a três prémios adicionais que “reconhecerão as diferentes crenças e abordagens dos jovens chefes para criar uma mudança social positiva através da comida”. São eles: o Prémio de Responsabilidade Social S.Pellegrino, o Prémio Conexão Acqua Panna em Gastronomia, e o Prémio Fine Dining Lovers Food for Thought.
“A S.Pellegrino Young Chef Academy é uma comunidade global que nasceu para transmitir o compromisso da S.Pellegrino de moldar o futuro da gastronomia, investindo em valores como sustentabilidade, responsabilidade, inclusão, resiliência e beleza, e o concurso é o principal acesso a essa comunidade. A última edição marcou um recorde de participação, com mais de 166 chefes a passarem as selecções preliminares entre as 15 regiões envolvidas. Ver tantos jovens talentos dispostos a dar o seu melhor através do trabalho árduo e da paixão, e vê-los juntar-se à nossa missão, deixa-nos orgulhosos. Isto faz-nos acreditar ainda mais neste projeto e mal podemos esperar pelo início da nova edição”, afirma Stefano Bolognese, Diretor da Unidade de Negócios Internacionais da San Pellegrino.
Mais informações aqui.