Fórum Que Gastronomia para o Futuro de Portugal

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Jovem Talento da Gastronomia (JTG) é um concurso organizado pelas Edições do Gosto com o apoio de diferentes marcas e entidades. O dia 12 de maio, em Esposende, ficou marcado pelo fórum “Que Gastronomia para o Futuro de Portugal” que, para além de dar a conhecer os vencedores do concurso, foi preenchido por variadas atividades e convidados.  

A edição de 2020 do concurso Jovem Talento da Gastronomia viu acontecer a final nacional entre os dias 10 e 12 de maio deste ano, 2021, na Escola Profissional de Esposende, em Braga, devido às restrições associadas à pandemia. O evento, que assinala o término da nona edição do JTG, destinou os dias 10 e 11 para as etapas finais do concurso. Já o dia 12 ficou reservado para o fórum “Que Gastronomia para o Futuro de Portugal” e para a entrega de prémios das 6 categorias a concurso.

Sagraram-se assim vencedores do Jovem Talento da Gastronomia 2020:

Artes da Mesa ICEL 
António Alberto, Escola de Hotelaria e Turismo do Porto 

Barman INTER Magazine  
Leandro de Sousa, Escola Profissional de Hotelaria de Fátima  
Cocktail: “Memórias + Raízes” 

 
Cozinha Makro 
Rafael Frota, Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal  
Prato: “Rio & Serra” 

Inspiração Veggie para Cozinheiros by Bonduelle 
Gonçalo Gaspar, Agrupamento de Escolas Verde Horizonte  
Prato: “Cheesecake de batata-doce e poejo, esfera de medronho e gel de romanesca” 

Pastelaria NX Hotelaria 
Davide Cunha, Confeitaria Nacional  
Prato: “Avelã-aos-Montes” 

 
Tradição com Arroz Bom Sucesso 
André Sengo, Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal  
Prato: “Arroz do Sado” 

 

No Fórum, a atualidade e o futuro da indústria foram abordados através de debates e apresentações com diferentes convidados do panorama gastronómico nacional, como Olga Cavaleiro da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas; Óscar Gonçalves do G Pousada; António Loureiro do restaurante A Cozinha; Filipa Herédia da Makro; Aurora Goy do restaurante Apego; Ricardo Martins da NX Hotelaria; Luís Gaspar da Plateform; ou João Ribeiro da ICEL; entre muitos outros participantes.

Os temas abordados foram a Carreira Profissional; a Cadeia de Valor da Gastronomia; a Criatividade na Pastelaria; como Gerir um Restaurante em Tempos de Crise; a Sustentabilidade na Cozinha; como Estudar o Comportamento no Cenário da Gastronomia; o Futuro da Profissão; as Novas Cadeias de Fornecimento; e a Identidade ou Sabor. O evento foi transmitido em directo através do Youtube, o qual pode ser visualizado aqui.

Edições do Gosto

Newsletter EG

Faça parte da comunidade gastronómica.

Junte-se à Comunidade Gastronómica EG

* indicates required